Reportagem no site "Revista Nova Escola"...
Como organizar os espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à rotina pedagógica
Conforme aprendemos e pesquisamos, a criança na fase da sua primeira infância é dependente do próximo, e em especial dos pais.
A comunicação entre o adulto para com a criança através do olhar, gestos e principalmente a brincadeiras, ou seja, gestos corporais, onde a criança ira ser estimulada pela visão, audição e cinestesica, também podendo ser vice-versa.
Pois seus sistemas ainda está em formação, como seus movimentos... Para ela tudo é novidade, tudo é a primeira vez... Ainda está conhecendo o mundo e se conhecendo também.
No caso das crianças que precisam ir para escola muito cedo, a instituição irá passar a ser um papel fundamental para auxilia-la nessa fase tão cheia de experiencias... A brincadeira irá estimular nesse processo, conforme citado por NETO "(...)brincar proporciona a criança, oportunidade de investigar seu ambiente e torna-se mais informada de sí mesma. Mesmo quando for muito pequena com briuedos pendurados em seu berço, estimulam passeios pela zona da audição e visão (...)"
O mais importante para ela é vivenciar de forma muito intensa, pois e nescessário usar as sinapses (sistema nervoso) para cada fase, que é especifica para armazenar informações que serviram de base para cada etapa, pois se pular alguma etapa podera ter algum tipo de carência mais adiante.
Todo ser humano nasce com potencial para aprender, isso faz parte da nossa existencia, conforme alega GALLAHUE (2005) onde fala que o processo de aprendendizado é "(...) processo interno que produz alteraçoes consistentes no comportamento individula em decorrencia das interaçoes da experincia, da educação e do treinamentos do processo biológico. (...)". Sabendo disso e tendo uma visão como futura professora de educação física, sei que meu papel será ensinar de forma de aprendizagem motora, pois nossa ferramente de trabalho é o moviemento do crpor, ou seja, o corpo em movimento, e o ser humano tem limitações ao fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo conforme de pesquisa com o autor MAGGIL (1998), então proporcionar um ambiente agradavel e propicio ao aprendizado é funadamental para criança, e sempre respeitando cada fase, por isso é necessario compreender as caracteristicas de cada fase antes de aplicar a atividade, para não desestimular a criança.
Umas das formas de aplicar os ensinamentos para as crianças pode ser através do cantarolar e também da dança, como por exemplo a roda ou bater palma, neste caso estaremos ensindo a linguagem, a coordenação motora, o afeto, nossa cultura poém sempre respeitando cada ritmo (movimentos em potencial) e fase (desenvolvimento) da criança. Nessa situação não somente a criança estara aprendendo, mas o adulto também, através da observação de cada progresso da criança, ou seja, sempre havera a troca de informação.
Conforme muito bem colocado nessa reportagem, não pode colocar a criança sentada o tempo todo na sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário