sábado, 4 de abril de 2009

Brincadeiras


Comissão técnica promete trabalhar parte tática na tarde desta quarta-feira, na Granja Comary





Comentários...

Nessa reportagem mostrou que é possível jogar mesmo em esporte de alto rendimento, que tem como característica um treinamento tecnicista, (conclusão é de acordo com o que eu li no livro DARIDO, 2005 onde fala da característica que é a repetição mecânica dos movimentos esportivos, que a principal finalidade é a busca do rendimento).


As brincadeiras como o Bobinho e o Rachão, foi um resgate ao tempo onde todos jogavam para não ganhar dinheiro e até mesmo onde muitos podem ter jogado na rua, que nesse caso a postura que o treinador assumiu foi uma característica da educação física construtivista, que neste caso todos tiveram a liberdade de criar as próprias regras (essa conclusão é baseado no livro DARIDO, 2005 onde explica que a educação física construtivista é quando está jogando ou brincando a pessoa aprende em um ambiente lúdico e prazeroso, evita punições e é um resgate da cultura), diferente das características do esporte que é com regras definidas e inflexíveis já impostas por uma organização (segundo o livro DARIDO, 2005 o esporte é uma ação social institucionalizada, com regras e com base lúdica, é uma competição entre dois ou mais componentes, e o objetivo é a comparação de desempenhos, determinarem o vencedor ou registrarem recordes). Resumindo essa comparação é que no jogo eles jogam com o outro e já no esporte eles jogam contra o outro.


Os jogos nessa situação também se tornaram um jogo cooperativo (segundo DARIDO, 2005 o jogo cooperativo é jogar como o outro), pois o interessante era que todos jogassem com o mesmo envolvimento e para o jogo se tornar divertido, eles tem que cooperar com o próximo para não deixar o “bobinho” pegar a bola ou já no caso do rachão, todos tem que jogar para que realmente aconteça, e cada equipe tem que ajudar entre eles, para que consigam atingir o objetivo final, com a diferença de esporte, pois nesse caso não está valendo nenhum bem material e si o simples fato de todos está ali jogando de forma divertida e prazerosa.


O fato de o treinador relembrar de ter que retomar um plano tático, lembra tanto como um esporte, ou seja, treinar para conseguir atingir o objetivo, que é algo imposto e obrigatório. E também lembra uma estratégia de guerra, para conseguir vencer o adversário, neste caso lutar por algo.


Mesmo sendo um jogo de regras flexíveis, existe um valor implícito em cada um, que é a atitude de flair play (jogo limpo), pois nada mais é do que o respeito ao próximo e respeitar as regras, sem precisar tem uma organização impondo as regras as serem seguidas.


E esse treino deixou de ser um esporte para ser um jogo, pois segundo Huizinga no livro Homo Ludens diz que o jogo é atitude livre e desliga de todo e qualquer interesse material entre outras características.



Fonte
Site: GloboEsporte.com "Reportagem feita dia 17/06/09 - 12h43" (clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares