(...) ideias no pc

Ideia 1: O uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem
 
A atenção em vários assuntos dos alunos da educação física após a popularidade do facebook e a facilitação do acesso a internet versus ao rendimento acadêmico.
Será que aumentou, diminuiu ou permaneceu inalterado?
O porfessores estão preparados para ess nova realidade?
Qual as possibilidades de aproveitar essa tecnologia para ajudar nos estudos?
O que impactou nas relações entre professor aluno? E entre alunos?


Ideia 2: Aprelhos eletrônicos como intervenção para aprendizagem na pratica esportiva


O problema: Com o sedentarismo que inicia na adolescência e se torna mais de prevalente na idade adulta, tem conseqüências de doenças hipocinéticas degenerativas e não transmissível, como a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares entre outras. E isso é causado por uma série de atitudes erradas da rotina na vida moderna. Um dos motivos é a inatividade física, sendo esse índice é mais enfático em mulheres por conta da sua rotina estabelecida culturalmente como a dupla jornada de trabalho e os cuidados com os filhos, no que resultam algumas objeções como falta de tempo, excesso de trabalho, preguiça entre outros fatores.

Nesse estudo será analisada a aprendizagem e como o individuo se adapta ao jogo através dos jogos eletrônicos. Atualmente é algo que faz parte da tendência da vida moderna, ou seja, o ambiente virtual e tem a possibilidade de praticar em seu lar. Pode ser uma possibilidade de intervenção da Educação Física no futuro para combater o sedentarismo e incentivar a pratica da atividade física esportivas em seus momentos de lazer.

A partir desses pontos levantados como problema, surgem as seguintes questões a serem respondidas: Existe a transferência positiva na habilidade motora do ambiente virtual para o contexto real? A adaptação ao jogo é de forma eficaz? Existe a variação do nível de ansiedade para aprender após o jogo virtual? Qual é motivação do sujeito perante a proposta de intervenção?

O publico: Adulto acima de 46 anos a 54 anos (6 indivíduos do sexo feminino), considerado por Papalia (2006) meia-idade que é entre 40 a 65 anos. As características gerais são que no desenvolvimento física pode “ocorrer alguma deteriorização das capacidades sensoriais, da saúde, do vigor e da destreza, além da menopausa” no desenvolvimento cognitivo a maioria das capacidades atinge o Maximo; a pericia e as capacidades de resolução de problemas práticos são acentuados, o rendimento criativo pode diminuir, mas melhora em qualidade. Para alguns, o êxito na carreira e o sucesso financeiro alcançam o maximo, para outros, podem ocorrer esgotamento total ou mudanças profissional”. No desenvolvimento psicossocial o senso de identidade continua de desenvolvendo; pode ocorrer uma transmissão de meia-idade estressante. A dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e dos pais idosos podem causar estresse e também tem a saída dos filhos deixa o ninho vazio é classificado como Geratividade Vs. Estagnação, ou seja, preocupa-se em estabelecer e orientar a nova geração ou então o empobrecimentos pessoal

A pratica: Tênis de campo. Mais especifico o golpe do saque.

Hipóteses: Após as sessões dos jogos eletrônicos será possível ver a evolução positiva do individuo por meio de menores erros da execução dos movimentos, sua ansiedade ira diminuir e aumentara a motivação.

Planejamento para testar a hipótese: Sugiro a principio a responder o questionário sobre o nível de atividade física IPAQ, sobre a ansiedade e motivação tanto no pré como no pós-teste. Serão filmados todas as intervenções e os testes sendo os testes no ambiente real e as intervenções no ambiente virtual. Durante o período de 30 minutos contínuos, conforme proposta em uma aula de tênis de campo e recomendado pela OMS, e contabilizados os pontos a cada sessão, para acompanhar o progresso.


REFERENCIAS

MS. Secretaria de Políticas de Saúde. Programa Nacional de Promoção da Atividade Física "Agita Brasil": Atividade física e sua contribuição para a qualidade de vida. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 36, n. 2, pp. 254-256 Apr. 2002 ISSN 0034-8910.

DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Rev. bras. Educ. Fís. Esp., São Paulo, v. 18, n. 1, mar. 2004.
Disponível em: 
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092004000100006&lng=pt&nrm=iso Acessos em 21 set. 2011

SOUZA, Rodrigo Pereira. Os benefícios da prática de atividade física e os riscos do

Sedentarismo em: crianças e adolescentes, no adulto e no idoso. Cinergis – Vol 11, n. 1, p. 52-59 Jan/Jun, 2010

STUCCHI, Sérgio. Tênis de campo . Movimento & Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP, v.7, n.10, jan./jun.2007

BARELA, José Angelo. Aquisição de habilidades motoras: do inexperiente ao habilidoso. Motriz - Volume 5, Número 1, Junho/1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares