Educação Física (Licenciatura)





O curso de Licenciatura em Educação Física
 
Formação em laboratórios específicos, modernos e bem equipados.

Sintonia com as exigências da profissão. O conceituado curso de Educação Física da UNICID é voltado para a formação de professores reflexivos e sintonizados com as demandas típicas da profissão. Faz parte do Programa de Formação de Professores, que dialoga com outras áreas do conhecimento e da educação.

Infraestrutura moderna e adequada. Para o desenvolvimento prático, nossos alunos contam com toda a infraestrutura do Clube Esportivo da Penha e com nossos modernos laboratórios, como o Laboratório de Pesquisa em Educação Física e Fisioterapia – LAPEFFI e o Laboratório de Comportamento Motor.

Reconhecimento: Protocolo nº 18.429, do Ministério da Educação de 18/5/2007.
Regulamentação: Reconhecido pela Portaria nº 434, de 11 de junho de 2008, publicada no DOU n.º 111, de 12/06/2008.

Perfil e mercado de trabalho: Habilidades de organização e planejamento de práticas esportivas. Os profissionais da área possuem boas habilidades para o planejamento, a implementação e a avaliação de Programas de Educação Física Escolar.

Há diferença na atuação profissional de licenciados e bacharéis em Educação Física. Os licenciados, tendo concluído o curso de duração mínima de três anos, estão qualificados apenas para atuar como professores na educação básica (ensino infantil, fundamental e médio). Os bacharéis em Educação Física, depois de concluído o curso de duração mínima de quatro anos, poderão atuar exclusivamente em clubes esportivos e academias de ginástica, como personal trainer, e assemelhados, não podendo atuar como professores na educação básica.

Diferenciais

• Corpo Docente titulado – 85% mestres ou doutores (1/3 de doutores) e produção científica. O curso é reconhecido pela qualidade de seu corpo docente. Várias referências nacionais, em suas respectivas áreas, fazem parte do seu quadro de profissionais. São professores que mantêm produções científicas sistemáticas e oferecem oportunidades de familiarização dos alunos com o universo das Ciências da Atividade Física e da Prática Pedagógica sobre a Cultura de Movimento.

• Corpo Docente com vasta experiência no campo de atuação profissional. Os docentes apresentam grande experiência nos seus campos de atuação no mercado de trabalho. São responsáveis pela coordenação de Centros Educacionais, Escolas, Projetos Governamentais e Academias, e participam de comissões técnicas da Seleção Brasileira e Comitê Olímpico Brasileiro, etc.

• Alto índice de aprovação de ex-alunos em concursos públicos. Reconhecidamente, os alunos de Educação Física da UNICID, referência na formação de professores, apresentam sólida formação no âmbito da “profissão professor”, o que lhes assegura razoáveis condições para a disputa de vagas nos concursos públicos estaduais e municipais. O índice de aprovação é um dos mais altos da cidade de São Paulo.

• Três laboratórios específicos. Trata-se do único curso de Graduação de uma Universidade Privada que apresenta três laboratórios específicos, dentre eles: Laboratório de Fisiologia do Exercício, Nutrição e Metabolismo, Laboratório de Comportamento Motor (Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor) e Laboratório de Cineantropometria (Avaliação Física).

• Parcerias com Escolas para o desenvolvimento de propostas no curso de Licenciatura. O nosso curso associou-se a três escolas da região para o desenvolvimento das propostas de estágio. Nessas escolas, os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares que contribuem consideravelmente para o aprimoramento da estrutura e projeto das instituições de ensino.

• Aulas práticas no completo Clube Esportivo da Penha. Os alunos usufruem da infraestrutura do Clube Esportivo da Penha para realizar as aulas práticas do Curso.

• Dois Programas de Pós-Graduação Lato Sensu vinculados ao Curso.Educação Física Escolar e Inclusão; Fisiologia do Exercício

• Curso constantemente Estrelado no Guia dos Estudantes da Editora Abril. Desde 2006, o Curso é condecorado com estrelas no Guia dos Estudantes, em razão de seu projeto sólido, estrutura, instalações e corpo docente.

• Curso bem avaliado pelo Inep em todos os quesitos, como Projeto Pedagógico, Corpo Docente, Instalações e alunos.


Os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física obtiveram 14 pontos dos 15 possíveis nos quesitos adotados para a avaliação de cursos de Graduação, o que o coloca em uma condição muito privilegiada em relação ao panorama nacional.

Parcerias e Convênios: O curso possui parceria com três escolas da região para o desenvolvimento das propostas de estágio. Nessas escolas, nossos alunos desenvolvem projetos interdisciplinares que contribuem consideravelmente para o aprimoramento da estrutura e projeto das instituições de ensino.

Infraestrutura: O curso de Educação Física da UNICID e a própria Instituição têm como grande diferencial a moderna infraestrutura e os avançados laboratórios. Nosso curso é o único de Graduação de Universidade Privada que apresenta três laboratórios específicos, dentre eles: Laboratório de Fisiologia do Exercício, Nutrição e Metabolismo, Laboratório de Comportamento Motor (Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Motor) e Laboratório de Cineantropometria (Avaliação Física).







Conteúdo Programatico
 
 




1º Módulo: Educação Física e Sociedade

Professores
Professor Mestre Laércio S. Iório
Professora Especialista Maria Helena Aita Kerbej
Professor Doutor Mauricio Teodoro de Souza
Professor Especialista Wilson David dos Santos

Componentes do grupo para estudos: Amanda Martins dos Santos; Celso Macedo Rodrigues da Silva; Marcus Vinicius Malanconi Santos; Robert Luiz Pirondi; Rodolfo Diego Lopes de Almeida Carvalho; Simone Maria Medrado Alves de Oliveira.


UNIDADE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA E CULTURA

Tópicos geradores


Aspectos introdutórios da Educação Física
Teoria do conhecimento e Produção do conhecimento em Educação Física
Corporeidade: o corpo como objeto de estudo
Cultura Corporal de Movimento (Jogos, Ginásticas, Esportes, Lutas e Danças)
Tendências e perspectivas da Educação Física


Metas de compreensão

Compreender a relação entre as diferentes variáveis que envolvem o fenômeno Motricidade Humana, concebendo que estes se manifestam de uma complexidade menor para uma complexidade maior, em sentido semelhante ao de uma espiral crescente. Especificamente, a meta de compreensão desta unidade será o "aprender a aprender", pois entendemos que este é o diferencial da formação profissional e deve ser atrelada a habilidade de enfrentar situações-problema proporcionando a construção do conhecimento e "encarnando" a atitude investigativa como manifestação da compreensão na formação profissional.


Desempenhos de compreensão

Planejar, organizar e aplicar conhecimentos para declarar o conhecimento adquirido sobre as propostas de práticas corporais considerando as diferentes faixas etárias e diferentes contextos da Cultura Corporal de Movimento.

Bibliografia

UNIDADE CURRICULAR: JOGOS

Tópicos geradores

Jogos como elemento da cultura/sociedade;
Jogos e a Cultura Corporal: a presença do jogo na dança, na luta, no esporte, na ginástica, nas práticas corporais alternativas e na natureza, os jogos eletrônicos (internet, vídeo-game, fliperama), jogo cooperativo e competitivo, estafeta, jogos de tabuleiro/cartas, jogos olímpicos...;
Os Jogos e o desenvolvimento humano (teorias acerca do Jogo);
Jogos e Lazer

Metas de compreensão

Conceituação do que é Jogo, Esporte, Dança, Luta, Ginástica...;
Identificar as diferentes formas de Jogo e Brincadeira;
Compreender das diferentes dimensões do Jogo (sociais, culturais, educacionais...);
Relacionar os Jogos e Brincadeiras com a Educação Física e as diferentes manifestações da Cultura Corporal;
Identificar as diferentes possibilidades de trabalho dos animadores culturais em projetos de Políticas Públicas em Lazer;
Identificar o papel da Indústria Cultural nas diferentes formas de Lazer contemporâneo (o cinema, o teatro, os esportes, a dança, a televisão...);

Desempenhos de compreensão

Discutir e dissertar sobre os Jogos e brincadeiras e suas relações com a Cultura Corporal (Esporte, Dança, Luta, Ginástica...) sob diferentes olhares;
Construir novas possibilidades de ensino do Jogo e Brincadeira;
Saber utilizar os Jogos e Brincadeiras nas formas recreativas e educacionais;
Elaborar de projetos de Jogos e Brincadeiras para diferentes faixas etárias e diferentes contextos;
Investigar sobre diferentes temáticas acerca de Jogos e Lazer;
Produção de documentário relacionado às temáticas do semestre;

Bibliografia
...




2º Módulo: Educação Física e Ser Humano.



Professores
Professor Especialista Juliano Schwartz
Professor Mestre Paulo César Esteves


Componentes do grupo para estudos:Carlos Henrique do Carmo Leal;Cristiano de Vasconcelos; Flavio de Almeida Pinho; Jamaycon Moreira dos Santos; Simone Maria Medrado Alves de Oliveira

UNIDADE CURRICULAR: ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DO SER HUMANO

Tópico gerador

Morfologia do aparelho locomotor (osteologia, artrologia e miologia);
Princípios cinéticos e cinemáticos da motricidade humana (análise biomecânica dos movimentos articulares);
Bioenergética (aspectos fisiológicos dos sistemas de obtenção de energia do organismo humano);
Morfologia e fisiologia dos sistemas respiratório, cardiocirculatório e endócrino (aspectos morfofuncionais e adaptações sofridas do crescimento ao envelhecimento em condições normais e pelo exercício físico).

Metas de compreensão

Entendimento das estruturas e relações entre os diversos sistemas constituintes do corpo humano;
Compreensão dos movimentos globais e específicos dos diversos seguimentos corporais através da interpretação mecânica com base nas leis cinéticas e cinemáticas;
Entendimento do funcionamento dos diversos sistemas constituintes do organismo humano e as adaptações que ocorrem nos tecidos frente às atividades de vida diária e desportivas;
Compreender as relações morfomecânicas e morfofuncionais dos sistemas orgânicos e as possíveis adaptações decorrentes da prática da atividade física e do exercício físico.

Desempenho de compreensão

Através da compreensão das metas serem capaz de elaborar, planejar e aplicar metodologias de trabalho (rotinas de exercícios físicos), entendendo a necessidade e aplicabilidade destes conhecimentos na prática profissional da Educação Física.

Bibliografia

CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento. 4ªed. São Paulo: Manole, 2002
HALL, S. Biomecânica básica. 4ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
MCARDLE, W. D. Fisiologia do exercício, nutrição e desempenho humano. 5ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
SPENCE, A. P. Anatomia humana básica. 2ªed. São Paulo: Manole, 1991
WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de anatomia humana. 6ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006
DANGELO, J. G. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ªed. São Paulo: Atheneu, 2007
GUYTON, A. Tratado de Fisiologia Médica. 11ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006


UNIDADE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO EM ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS DO SER HUMANO

Tópicos geradores

Análise qualitativa dos movimentos corporais (análise biomecânica) de diversos gestos motores. Análise das adaptações fisiológicas que ocorre nos sistemas do corpo humano, decorrentes da prática de atividade física. Elaboração de propostas de intervenção utilizando práticas corporais

Metas de compreensão

Refletir sobre os aspectos morfofuncionais das estruturas do aparelho locomotor e metabólicos e neuromotores dos sistemas cardiovascular, respiratório e endócrino decorrentes da prática da atividade física em diferentes gestos motores

Desempenho de compreensão

Através da compreensão das metas ser capaz de elaborar, planejar e aplicar metodologias de trabalho (rotinas de exercícios físicos), entendendo a necessidade e aplicabilidade destes conhecimentos na prática profissional da Educação Física no campo da licenciatura e do bacharelado, tendo como forma de viabilização o desenvolvimento de um documentário

Bibliografia

KAPANDJI, I. A. Fisiologia articular. 6.ed. São Paulo: Manole, 2007
MCARDLE, W. D. Fisiologia do exercício, nutrição e desempenho humano. 5ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
FRANKEL, V. H. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
GEBARA, Ademir. Educação física e esportes. 10ªed. Campinas, SP: Papirus, 2003
ROBERGS, R. A. Princípios fundamentais de fisiologia do exercício para aptidão, desempenho e saúde. São Paulo: Phorte, 2002
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ªed. São Paulo: Cortez, 2007


UNIDADE CURRICULAR: PRÁTICA NO ENSINO DE CONHECIMENTOS SOBRE O SER HUMANO  

Tópicos geradores

Programas de atividade física; instrumentos e métodos de avaliação da aptidão física.

Metas de compreensão

Refletir sobre o desenvolvimento de proposta de implementação de programas de avaliação da aptidão física e dos benefícios da prática de atividade física nos diferentes contextos da Educação Física.

Desempenho de compreensão

Analisar as necessidades da sociedade quanto à implantação de programas de atividades física para promoção e manutenção da saúde e os instrumentos viáveis para avaliação da aptidão física geral da população a finde garantir subsídios para elaborar projetos que atendam a essas necessidades.

Bibliografia

ACSM, American college of sports medicine. Programa de condicionamento físico do ACSM. São Paulo: Manole, 1999
HEYWARD, V. Avaliação física e prescrição de exercício. 4ªed. São Paulo: Artmed, 2004
FRANKEL, V. H. Biomecânica básica do sistema musculoesquelético. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
GEBARA, A. Educação física & esportes. 10ªed. Campinas: Papirus, 2003
MCARDLE, W. D. Fisiologia do exercício, nutrição e desempenho humano. 5ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003




3º MÓDULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Professores
Professor Mestre Alessandro de Freitas;
Professora Especialista Luciene Teixeira Diniz;
Professora Mestre Maria Rita Cardoso Gomes;
Professor Doutor Roberto Gimenez



Componentes do grupo para estudos:Allambergue Nascimento Tavares; Amanda Martins dos Santos; Diego Rodrigues Martins; Ederson Magno Felismino Machado; Marcos Marques dos Santos Júnior; Simone Maria Medrado Alves de Oliveira; Willian Campachi Alberine 



UNIDADE CURRICULAR: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Tópicos geradores

Primeira Infância;
Segunda Infância;
Adolescência;
Idade Adulta;
Terceira Idade.

Metas de compreensão

Compreender as principais características e necessidades de cada fase do ciclo de vida.
Compreender os principais fatores envolvidos no processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras.

Desempenhos de compreensão

Levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, organização de documentário, apresentação de seminário e resolução de prova dissertativa baseada em situação problema.

Bibliografia

DE ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2003
GALLAHUE, D. L. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3ªed. São Paulo: Phorte, 2005
HAYWOOD, Kathleen M. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2003
MAGILL, Richard. Aprendizagem motora. 5ªed. São Paulo: Edgard Blücher, 1999
SCHMIDT, R. Aprendizagem e performance motora. Porto Alegre: Artmed, 2001TANI, G. Comportamento motor. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
TANI, Go. Educação física escolar. São Paulo: EPU, 1988

UNIDADE CURRICULAR: ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇA

Tópicos geradores

O observador: Reconhecer o corpo como um observador, que reflete, experimenta, compara, crítica, registra, documenta, formula hipóteses, constrói e desconstrói teorias.
Blocos de construção: Analisar as capacidades de intuição e percepção do universo interno e externo, para ampliar as possibilidades corporais de expressão, criação e compreensão dos movimentos e do ritmo.
Do micro ao macro: Compreender o corpo biológico, cultural, psicológico e social atuando na sociedade na qual ele está inserido.
Meu documentário: Processo reflexivo sobre a ação criadora da dança e do ritmo. Nos aspectos pedagógico, terapêutico ou artístico.

Metas de compreensão

Explorar suas percepções investigativas nos aspecto consciente, inconsciente e instintivo dos movimentos corporais e do ritmo.
Atribuir significado sobre o corpo nas mais generalizadas e cotidianas discussões. Área tecnológica, estética, ética, política e cultural.
Analisar questões sobre a incorporação da cultura por meio do corpo, assimilando e se apropriando de valores, normas e costumes.
Compreender as formas e sistemas simbólicos dos movimentos na dança e atividades rítmicas; as diferentes linguagens; a questão gênero; a visão intérprete-criador e intérprete-espectador;
Argumentar sobre as possibilidades de criação na dança e atividades rítmicas.

Desempenhos de compreensão

Através de análise, expandir seus sentidos para os movimentos corporais. Estimular opções e potencias desconhecidos pelas suas percepções em constantes mudanças para gerar significados;
Refletir sobre o condicionamento da nossa rotina corporal. A quantidade de informações que entram no nosso corpo, como são processadas pelos seus órgãos sensoriais, e como são armazenadas e usadas pelo seu consciente e inconsciente.
Atribuir sentido aos processos de criação e ensino.

Bibliografia

MARQUES, I. Ensino da Dança Hoje. 2ªed. São Paulo: Cortes, 2001
SBORQUIA, S. A Dança no Contexto da Educação Física. 2ªed. Ijuí: Unijuí, 2006


UNIDADE CURRICULAR: PROJETO INTEGRADO EM APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Tópicos geradores

Aprendizagem motora de uma tarefa rítmica de uma determinada faixa etária.

Metas de compreensão

Organizar situações de ensino-aprendizagem de diferentes grupos etários; Avaliar o processo de aprendizagem de diferentes grupos etários; Caracterizar e apresentar o processo de ensino-aprendizagem do grupo.

Desempenhos de compreensão

Escolha de tarefa motora rítmica e grupo etário. Organização de processo ensino-aprendizagem de indivíduos. Apresentação dos resultados para o grupo de professores e alunos.

Bibliografia

GALLAHUE, D. L. Compreendendo o desenvolvimento motor. 3ªed. São Paulo: Phorte, 2005
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990
SCHMIDT, Richard A. a aprendizagem e performance motora. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2001


PRÁTICA DE ENSINO EM ATIVIDADES RÍTMICAS E DANÇA

Tópicos geradores

Os diversos contextos da prática corporal da dança e atividades rítmicas de uma determinada faixa etária

Metas de compreensão

Organizar situações de ensino-aprendizagem em uma faixa etária definida, em diferentes cenários e possibilidades de prática. Identificar as características da prática corporal investigada.

Desempenhos de compreensão

Escolha de uma tarefa motora rítmica ou prática corporal de dança em um grupo etário. Organização do processo ensino-aprendizagem de indivíduos no contexto de atividades expressivas e rítmicas. Apresentar as características e objetivos da prática corporal, a maneira que será realizada e os resultados para o grupo de professores e alunos.

Bibliografia

MARQUES, I. Ensino da Dança Hoje. 2ªed. São Paulo: Cortes, 2001
SBORQUIA, S. A Dança no Contexto da Educação Física. 2ªed. Ijuí: Unijuí, 2006




4º MÓDULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADES GÍMINCAS

Professores
Professor Mestre Alessandro de Freitas;
Professora Especialista Maria Helena Aita Kerbej



Componentes do grupo para estudos:Allambergue Nascimento Tavares; Amanda Martins dos Santos; Diego Rodrigues Martins;  Ederson Magno Felismino Machado;  Luis Felipe Cantido Assis Oliveira;  Marcos Marques dos Santos Júnior;  Simone Maria Medrado Alves de Oliveira;  Willian Campachi Alberine.


UNIDADE CURRICULAR: ATIVIDADES GÍMINICAS

Tópicos Geradores

Ginástica; 
Modalidades; 
Aplicações.

Metas de compreensão

Conhecer os movimentos gímnicos;
Entender como as ginásticas se relaciona;
Aplicar conceitos biomecânicos aos movimentos;
Relacionar nível de complexidade com nível de aprendizagem e desenvolvimento motor;
Criar possibilidades de implantação;
Planejar processos para a aprendizagem dos movimentos;
Julgar qualitativamente o nível de execução.

Desempenho de compreensão

Elaboração e criação de processos que possibilitem o aprendizado dos movimentos gímnicos;
Relacionar as diferentes modalidades de ginásticas com os diferentes modos de utilização atribuindo sentido para a prática da ginástica nas diferentes fases da vida;
Criação de possibilidades de implantação em diferentes contextos.

Bibliografia

NISTA-PICCOLO, Vilma. Compreendendo a Ginástica Artística. 2ªed. São Paulo: Phorte, 2006
NUNOMURA, Myrian. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003
GUISELINI, Mauro. Exercícios aeróbios. São Paulo: Phorte, 2007


ESTÁGIO - UNIDADE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tópicos Geradores

A Ginástica;
A Infância;
Plano de Ensino;
Abordagens/visões de Educação e Educação Física;
Metodologias de Ensino (Estilos de Ensino);
Intervenção em Ginástica

Metas de compreensão

Conhecer os movimentos gímnicos;
Entender como as ginásticas se relaciona no ambiente escolar;
Aplicar princípios didáticos;
Relacionar nível de complexidade com nível de aprendizagem e desenvolvimento motor das crianças;
Criar possibilidades de intervenção a partir de Estilos de Ensino;
Planejar processos para a aprendizagem dos movimentos;
Planejar a partir de concepções específicas de Educação e Educação Física;
Avaliar qualitativamente o nível de execução.

Desempenho de compreensão

Os alunos deverão ser capazes de realizar por meio de intervenção a elaboração e criação de processos que possibilitem o aprendizado, assim como, relacionarem as diferentes modalidades de ginásticas com os diferentes modos de utilização atribuindo sentido para a prática da ginástica na Educação Física Infantil (Ensino Infantil e/ou Fundamental I).
A compreensão se dará mais efetiva por meio da elaboração e aplicação de um projeto, levando em conta as características do grupo e o contexto social.

Bibliografia

NISTA-PICCOLO, Vilma. Compreendendo a Ginástica Artística. 2ªed. São Paulo: Phorte, 2006
NUNOMURA, Myrian. Fundamentos das Ginásticas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009
DARIDO, Suraya C.. Educação Física na Escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
GALLAHUE, David. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. São Paulo: Phorte, 2005


UNIDADE CURRICULAR: PRÁTICA DE ENSINO EM ATIVIDADES GÍMINICAS

Tópicos geradores

Intervenções das atividades gímnicas.

Metas de compreensão

Conhecer os diferentes espaços de intervenção;
Relacionar nível de complexidade com nível de aprendizagem e desenvolvimento motor;
Planejar processos para a aprendizagem dos movimentos;
Aplicar conceitos biomecânicos aos movimentos;

Desempenho de compreensão

Elaboração e criação de processos que possibilitem o aprendizado dos movimentos gímnicos;
Relacionar as diferentes modalidades de ginásticas com os diferentes modos de utilização atribuindo sentido para a prática da ginástica nas diferentes fases da vida;
Criação de possibilidades de implantação em diferentes contextos


Bibliografia

NISTA-PICCOLO, Vilma. Compreendendo a Ginástica Artística. 2ªed. São Paulo: Phorte, 2006
NONUMURA, Myrian. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003
GUISELINI, Mauro. Exercícios Aeróbios. São Paulo: Phorte, 2007




5º MÓDULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E MODALIDADES ESPORTIVAS TRADICIONAIS

Professores
Professor Mestre Adriano Rogério Celante,
Professor Mestre Hergos Ritor Fróes de Couto,
Professor Mestre João Marcelo de Queiroz Miranda
Professor Doutor Roberto Gimenez
Professor Especialista Wilson David dos Santos


Componentes do grupo para estudos: Allambergue Nascimento Tavares; Amanda Martins dos Santo;Ederson Magno Felismino Machado; Marcos Marques dos Santos Júnior; Simone Maria Medrado Alves de Oliveira; Willian Campachi Alberine.


ESTÁGIO - UNIDADE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tópicos geradores

O Esporte; 
A infância;
Plano de ensino;
Abordagens/visões da Educação/Educação Física, Metodologias de Ensino
Programas de Educação Física para Escola.

Metas de compreensão

Reconhecer o esporte e a ginástica como conteúdo da educação física escolar, aplicar princípios didáticos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de práticas corporais;
Relacionar nível de complexidade com nível de aprendizagem e desenvolvimento das crianças;
Criar possibilidades de intervenção a partir de estilos de ensino e tendências da Educação Física Escolar; organizar programas de educação física escolar.

Desempenhos de compreensão

Realizar por meio de intervenção, processos que contribuam para o aprendizado dos escolares do ciclo II do Ensino Fundamental.
Planejar, implementar e avaliar um programa de educação física orientado a crianças do ciclo II do Ensino Fundamental.

Bibliografia

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola. 2ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
GALLAHUE , David. Educação Física Desenvolvimentista para todas as crianças. 2ªed. São Paulo: Phorte, 2005


UNIDADE CURRICULAR: MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS TRADICIONAIS

Tópicos geradores

O esporte do ponto de vista acadêmico.
As interpretações do esporte no viés da cultura e sociedade.
O ensino e aprendizagem nos esportes.

Metas de compreensão

Interpretar e compreender o esporte em suas diversas manifestações.
Entender de que forma se processa uma escolha esportiva, os aspectos que as favorecem, considerando as influências políticas, econômicas e culturais do meio social.
Especificamente aprender a ensinar através da resolução de problemas as metodologias de ensino-aprendizagem nos esportes coletivos.

Desempenhos de compreensão

Planejar, organizar e aplicar conhecimentos para declarar o conhecimento adquirido sobre as diversas abordagens metodológicas para o ensino do esporte considerando as diferentes faixas etárias e diferentes contextos da Cultura Corporal de Movimento.

Bibliografia

GARCIA, E. S. Temas Atuais VI - Educação Física e Esportes. Belo Horizonte: Health, 2001
NISTA-PICCOLO, VILMA. Pedagogia dos Esportes. 3.ed. Campinas: Papirus, 1999
COSTA, L. C. A. O ensino da técnica e da tática: novas abordagens metodológicas. Maringa: 2004
DAÓLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos. Brasilia: 2002


UNIDADE CURRICULAR: MODALIDADES ESPORTIVAS INDIVIDUAIS TRADICIONAIS

Tópicos geradores

O esporte do ponto de vista acadêmico.
O esporte como fenômeno sociocultural.
Processo de ensino-aprendizagem nos esportes.
Abordagens metodológicas nos esportes.

Metas de compreensão

Interpretar e compreender o esporte em suas diversas manifestações.
Entender de que forma se processa uma escolha esportiva, quais aspectos as favorecem.
Especificamente aprender a ensinar através da resolução de problemas as metodologias de ensino-aprendizagem nos esportes individuais.

Desempenhos de compreensão

Planejar, organizar e aplicar conhecimentos para declarar o conhecimento adquirido sobre as diversas abordagens metodológicas para o ensino do esporte considerando as diferentes faixas etárias e diferentes contextos da Cultura Corporal de Movimento.

Bibliografia

BARBANTI, VALDIR. O que é esporte? São Paulo: 1990
COSTA, Luciane C. O ensino da técnica e da tática: Novas abordagens metodológicas. Maringá: 2004
DAÓLIO, Jocimar. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos  modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Brasília: 2002


UNIDADE CURRICULAR: PRÁTICA DE ENSINO EM MODALIDADES ESPORTIVAS TRADICIONAIS

Tópicos geradores

O esporte do ponto de vista acadêmico.
As interpretações do esporte no viés da cultura e sociedade.
O ensino e aprendizagem nos esportes.

Metas de compreensão

Interpretar e compreender o esporte em suas diversas manifestações.
Entender de que forma se processa uma escolha esportiva, os aspectos que as favorecem, considerando as influências políticas, econômicas e culturais do meio social.
Especificamente aprender a ensinar através da resolução de problemas as metodologias de ensino-aprendizagem nos esportes coletivos.

Desempenhos de compreensão

Planejar, organizar e aplicar conhecimentos para declarar o conhecimento adquirido sobre as diversas abordagens metodológicas para o ensino do esporte considerando as diferentes faixas etárias e diferentes contextos da Cultura Corporal de Movimento. 

Bibliografia

SCHMIDT, Richard A. a aprendizagem e performance motora. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2001




6° MÓDULO: EDUCAÇÃO FÍSICA E MODALIDADES ESPORTIVAS ELETIVAS



Professores
Professor Mestre Alessandro de Freitas;
Professor Doutor Mauricio Teodoro de Souza
Professor Doutor Roberto Gimenez


Componentes do grupo para estudos: Allambergue Nascimento Tavares; Ederson Magno Felismino Machado; Marcos Marques dos Santos Júnior; Simone Maria Medrado Alves de Oliveira; Willian Campachi Alberine.



ESTÁGIO - UNIDADE CURRICULAR:  EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tópicos geradores,

A Educação Física escolar como área de conhecimento; 
Propostas de programas em Educação Física escolar; 
Organização de programas em Educação Física escolar orientados ao Ensino Médio.

Metas de compreensão

Reconhecer a necessidade de aprendizagem do discente e definir objetivos; 
Estabelecer conteúdos que atendam aos objetivos propostos orientados ao Ensino Médio. 
Propor metodologia capaz de desenvolver os conteúdos para atender os objetivos propostos ao Ensino Médio; 
Elaborar e implementar sistema de avaliação coerente com a proposta de intervenção

Desempenhos de compreensão

Planejar, organizar e aplicar conhecimentos para declarar o conhecimento adquirido sobre as propostas de práticas corporais considerando as especificidades do nível do Ensino Médio e diferentes contextos da Cultura Corporal de Movimento.

Bibliografia

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC /SEF, 1997
THOMAS, J. R. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2002


UNIDADE CURRICULAR: MODALIDADES ESPORTIVAS ELETIVAS

Tópicos geradores

Práticas corporais, Relevância Social, Acadêmica e Profissional de temas de Investigação; 
Grupos e Contextos de Intervenção Profissional Atípicos.

Metas de compreensão

Compreender os vários fatores que permeiam a elaboração de um projeto de intervenção no âmbito da Educação Física e do Esporte. 
Elaborar e justificar um programa de intervenção orientado a um grupo de indivíduos. 
Desenvolver e avaliar os impactos do programa de intervenção.
Apresentar de forma textual e oral os resultados do programa de intervenção.

Desempenhos de compreensão

Os indicadores empregados no presente projeto para indicar a compreensão dos alunos envolvem: 
Identificação de grupo alvo e de prática corporal a ser proposta ao referido grupo.
Demonstração de diferentes níveis de conhecimento que justifiquem a prática corporal proposta (Bioquímico, fisiológico, comportamental, antropológico, social), tendo em vista as características do grupo.
Implementação do programa de intervenção orientado a um grupo escolhido e avaliação dos diferentes oriundos do programa.
Apresentação dos resultados aos professores e alunos da Unidade Curricular.

Bibliografia

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. 4ªed. São Paulo: Scipione, 2001
GIMENEZ, R. Ensaios sobre Contextos da Formação Profissional em Educação Física. São Paulo: Fontoura, 2011
GORGATTI, Márcia Greguol. Atividade física adaptada. Barueri, SP: Manole, 2004
WINNICK, J. Educação física e esportes adaptados. 3ªed. São Paulo: Manole, 2004 
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC /SEF, 1997


UNIDADE CURRICULAR: PRÁTICA DE ENSINO EM MODALIDADES ESPORTIVAS ELETIVAS 

Tópicos geradores  

Elaboração e aplicação de um programa de educação física orientado a uma prática corporal

Metas de compreensão

Levantar necessidades de um grupo e propor um programa de prática corporal coerente com as demandas do grupo, tendo em vista a relevância social, profissional e acadêmica.
Implementar o programa de intervenção e avaliar os possíveis impactos do programa na população

Desempenhos de compreensão

Levantamento bibliográfico e apresentação de uma justificativa ao grupo de professores e alunos referente a uma prática corporal e a um determinado grupo para intervenção.
Implementação do programa de intervenção e registros dos impactos do programa na população investigada. Apresentação dos resultados aos professores e alunos da Unidade Curricular

Bibliografia

GIMENEZ, R. Ensaios sobre Contextos da Formação Profissional em Educação Física. São Paulo: Fontoura, 2011
THOMAS, J. R. Métodos de pesquisa em atividade física. 3ªed. Porto Alegre: Artmed, 2002

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