quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jogo e o lazer

LAZER POR LAZER


Antes de aprofundarmos no tema lazer vamos falar um pouco do seu significado afundo e a sua etimologia. Segundo o livro lazer - princípios, tipo e formas na vida e no trabalho ANDRADE, 2001 pág. 39,40.

“Segundo explanação do novo dicionário da língua portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira editado em 1975, a palavra Lazer provém do verbo latino licere, que significa ser licito, ser permito. Chegou à língua portuguesa através do arcaísmo lazer. Atualmente, o sentido afirmado do termo é ócio, folga, vagar.

Em seu dicionário etimológico nova fronteira da língua portuguesa, Antonio Geraldo da Cunha, edição de 1982, além de realizar a explicação de idênticas origens e das mesmas bases etimológicas, registrada como acréscimo aos significados acima referidos, o sentido de passatempo.

Francisco Julio Caldas Aulete no dicionário Contemporâneo da língua portuguesa, edição de 1974, além do significado de ócio, uma coisa devagar. No mais, as bases que apresenta são idênticas às expressas por Aurélio Buarque de Holanda Ferreira.

Modo usual, os mais conhecidos dicionaristas portugueses e brasileiros registram como sinônimos perfeitos ou parciais de lazer, expressões derivadas do verbo entreter, em suas acepções comuns e habitualmente assumidas de divertir, distrair e recrear.”

Depois de sabermos o verdadeiro significado o grupo chegou à conclusão que o lazer e algo livre sem ter a preocupação de receber algo em troca (ao não ser o divertimento), que e feito por vários motivos seja para distração, recreação com outras pessoas essas podem ser do seu próprio trabalho ou dentro da sua própria casa, como vizinhos, família, companheiros.

Não podemos confundir lazer com Hobby, pois o Hobby (uma palavra de origem inglesa) significa “passatempo favorito” e não é isso a intenção do lazer, nem sempre fazemos o que é favorito, pois o que e de gosto de uma pessoa, não pode ser para o outro, seja como um amigo, familiar, colega. Às vezes fazemos coisas no lazer somente por diversão não praticamos só o que achamos melhor, e sim o que todos de um determinado grupo preferem como uma forma de construtivismo, achando o que e melhor para aquele determinado grupo de pessoas.

O lazer como em tudo existem as suas delimitações, pois nem tudo o que fazemos esta relacionada ao lazer, ou praticamos por que gostamos, por obrigação, ou mesmo para fugirmos de algo seja como problema, preocupação em fim lazer como dissemos e algo que fazemos para nos distrairmos, nos proporcionando momentos de alegria e confraternização seja com nos mesmos ou com o próximo.

“Uma característica particular do lazer é estabelecer condições de descanso, ‘recuperação de energia”, distração e qualquer circunstanciam de divertimento sem ser algo exaustivo.

Podemos observar a presença dessa relação em teatros, cinemas, viagem e até mesmo festa, ou seja, qualquer lugar que te possibilite uma “higiene Mental”.

É importante ressaltar que essas características têm que possuir uma forma de “escape”, e não praticas compulsivas, causadas por modernismo e alternância de status.


Diferença entre o lazer e a recreação

O lazer é algo produzido sem obrigatoriedade e também sem compromisso com o trabalho. Entretanto é algo realizado em um espaço de tempo que lhe proporciona relaxamento, leveza e equilíbrio.

A recreação já é uma atividade realizada em trabalhos profissionais ou sistemáticos, como características de como realizar as tarefas passadas. Em outras palavras a recreação também promove os divertimentos e a descontração, porem, é um meio para cumprir um determinado objetivo.



TIPOS DE LAZER

É possível dar um segmento as formas de lazer que infelizmente nem todos podem escolher, por falta de acesso que geram o desconhecimento.

Artístico: Neste caso a pessoa que busca esse tipo de lazer é a contemplação do belo, e do irreal, ou seja, o imaginário. Podem ser encontradas em espetáculos de teatro, apresentações musicais, cinema entre outros.

Intelectual: È a busca de fatos reais, o que já foi vivido por outras pessoas com informações objetivas, ou seja, o racional. Pode ser encontrado em cursos de leituras ou documentários.

Físicos: É o lazer através do movimento físico, que pode ser experimentada através de todas as praticas esportivas, ginásticas, lutas entre outros.

Manuais: É quando o lazer é através das transformações, ou seja, criar algo. Pode ser através da culinária, artesanato, pintura etc.

Turísticos:

Sociais: O lazer através do relacionamento com outras pessoas, ou seja, o interesse social. Pode ser através de festas, bares, casas noturnas entre outros.


Opção de lazer: Centro Cultural São Paulo

Entre as opções de lazer o grupo escolheu relacionar o Centro Cultural São Paulo, por ser um local onde reúne varias opções de lazer, por um a valor acessível a todos, pois mesmo em espetáculos que variam de 15 a 205 reais, o instituto promove noites especiais nesses mesmos espetáculos que variam de valores entre 2 a 5 reais.

Também por ter fácil acesso a todos meios de transportes, pois é próximo a ponto de ônibus, metro e veiculo.

O Centro Cultural São Paulo já existe há vinte sete anos, inicialmente foram construídos para ser uma biblioteca, porem com o passar do tempo foi passando por diversas adaptações e transformações.

Oferece 46500 metros de pura cultura e lazer entre as opções estão biblioteca, exposições, cinemas, teatro, cursos de oficinas de dança, palestras e debates, discoteca, restaurantes, apresentações de músicas, dança entre outros

O Cetro Cultura está localizado na Avenida Vergueiro, 1000 em São Paulo capital. Vale a pena conferir!



BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, J. V. Lazer: princípios, tipos e formas na vida e no trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. 119p.

WERNECK, C. L. G. Lazer, recreação e educação física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 267p.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução 3ªed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. 97p.

Site: Centro Cultural São Paulo
Disponível em: (clique aqui) Acesso em 21 mai. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares