domingo, 7 de março de 2010

Conceitos: Crescimento; Desenvolvimento; Aprendizagem; Dança e Ritmo


Nesse primeiro momento no curso de Educação física no 3º semestre, aprendi a conceituação e significado de cada disciplina, ou seja, crescimento e desenvolvimento humano, aprendizagem motora, dança e atividades rítmicas e como relacioná-las ao surrealismo.

Antes de iniciar a relacionar com meu dia-a-dia, vou explicar como é a conceituação de cada um.


Crescimento e desenvolvimento

"Crescimento é um aumento quantitativo do tamanho da magnitude. Organismos vivos têm um período de crescimento do tamanho físico. Para os seres humanos, esse período começa com a concepção termina no final da adolescência ou no inicio da segunda década de vida. Mudanças de tamanho dos tecidos após de crescimento físico (por exemplo, um aumento na massa muscular, com treinamento de resistência) são designadas como outros termos." (HAYWOOD, 2004)

"Desenvolvimento motor é o processo seqüencial e continuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento se modifica." (HAYWOOD, 2004)


Aprendizagem motora

"Aprendizagem motora se refere aos ganhos relativamente permanentes em habilidades motoras associados à prática ou à experiência." (HAYWOOD, 2004 apud SCHIMIDT e LEE, 1999).


Dança

"Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma reapresentação de suas manifestações, de seus "estado de espírito", de emoções, de expressão e comunicação de suas características culturais. Por meio de gestos e movimentos, a dança traduz as mais intimas das emoções, acompanhadas ou não da música e do canto ou de ritmos peculiares" (DARIDO, 2005)

Ritmo

"(...) Capacidade física para realizar um movimento em um determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, originando uma variação regular do movimento, com repetições periódicas. Em outras palavras, é a capacidade de adaptar-se a uma seqüencia de movimentos, interiorizando-a e a reproduzindo de forma repetitiva, em resposta a um mesmo estímulo" (GOBBI, 2005)

“(...) A repetição sincronizada de eventos, de tal modo vinculados, que formam padrões reconhecíveis. O movimento rítmico envolve a sucessão sincronizada de evento no tempo. O ritmo é crucial no desempenho coordenado por qualquer ato.” (GALLAHUE, 2005)


A partir desse momento tenho como fundamentar meus pensamentos, pois o que estou aprendendo nesse semestre é como entender o ser humano em todas as fases da vida, o que acontece fisicamente, com é o seu modo de se relacionar com as pessoas, seu nível de aprendizagem e assimilação de informações.

Com os trabalhos que já foi apresentado até esse momento, comecei a me atentar aos detalhes do meu dia-a-dia com tudo que acontece comigo e com as pessoas que estão próximas de mim.

Minhas próximas postagens serão com essas e outras fundamentações...


* HAYWOOD, Kathleen M. Desenvolvimento motor ao longo da vida 3ª ed. Porto alegre: Atmed Editora, 2004
* GOBBI, Sebastião. Bases teórico-práticas do condicionamento físico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
*DARIDO, Suraya Cristina e RANGEL, Irene Conceição Andrade. Implicações para a prática pedagógica. 3ªed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005
*GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: crianças, adolescentes e adultos. 3ªed. São Paulo: Phorte, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Postagens populares