quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jogos como elemento de cultura




Este trabalho foi uma reflexão entre o filme Filhos do Paraíso, e os livros Homo Ludens (HUIZINGA) 1980, Educação Física na escola: Implantação para prática pedagógica (DARIDO. RANGEL) 2003 e Educação como prática Corporal (FREIRE. SCAGLIA) 2003. Onde o tema central é analisar diferentes pontos de vista de cada autor como é a visão do tema jogo e a cultura de cada um.

Neste primeiro momento foi analisados aspectos e características da educação física segundo o livro Educação Física na Escola que foi passado durante o filme Filhos de Paraíso.


EUGÊNIA

Segundo o livro Ensaios de Antropologia Brasileira (E. Roquette Pinto) 1982 a eugenia é uma ponte que liga a biologia, às questões sociais, à política, a região, à religião, filosofia e aos seus preconceitos. A eugenia procura melhorar a “espécie” a raça e a “descendência”. De onde ser a “herança biológica” e o verdadeiro domino da Eugenia.

No filme percebemos no momento em que mostra a escola, que separa as crianças por sexos e também na residência da família, onde o homem “pai” tem a voz de comando, o que ele decidir todos tem que obedecer.


 
HIGIENISMO

No livro Educação física na escola: Implicações para prática pedagógica (Darido – Rangel) 2005, o higienismo é a preocupação com os hábitos de higiene e saúde, colaborando assim com a prevenção de algumas enfermidades e valorizado o exercício físico e moral a partir do exercício.

No filme mostra como as professoras orientam seus alunos a manter os cuidados com a higiene, como por exemplo, limpar as unhas e também no momento em que cada pessoa da família entra na residência e retira os calçados, possivelmente devido à cultura da região onde todos ficam no chão, ou seja, não tem cadeira e nem mesa para alimentar-se e também não tem casa para dormir, tudo isso é feito no chão.


MILITARISMO

Segundo o livro Estado Militar e Educação no Brasil. (J.W. Germano) 1993 o militarismo é o controle político e ideológico da educação escolar e, todos os níveis. Tal controle, no entanto, não ocorre de forma linear, porém, é estabelecido conforme a correlação de forças existentes nas historias. Trata-se de um grupo que tenha função de “domino”.

Um dos momentos que aparece às características militares é quando os personagens do filme formam fila indiana no pátio do colégio antes de entrar na sala, recebem orientações de higiene e as regras na semana da prova e ao final de tudo que foi dito, todos os presentes na fila falam o grito de guerra “somos a florzinha da nação”; no comportamento do diretor onde ele observa o aluno chegar atrasado e age de forma mais severa e manda o aluno voltar para casa sem ao menos ouvir a explicação do motivo de atraso e neste mesmo tempo o aluno levanta a mão mostrando que entendeu o assunto, como se fosse uma continência nos costumes militares.


 
CONSTRUTIVISMO

O autor João Batista Freire (1994) no livro Educação de corpo inteiro, afirma que o construtivismo é a aplicação é através dos jogos e brincadeira de divertimento, onde resgata a cultura e estimula a construção das regras.

A um momento no filme onde os irmãos começam a se comunicar através da escrita e começa a construir as regras do jogo para trocar os calçados.


JOGOS COOPERATIVOS

Conforme o livro Educação física na escola: Implicações para prática pedagógica (Darido – Rangel) 2005, jogos cooperativos significa que cooperar com o próximo para garantir o objetivo, ou seja, se joga como o outro e não contra o outro e com isso todos ganham.

Durante o filme os irmãos trocam entre si os calçados durante um turno e outro da escola.


CULTURAS

Nesta parte do trabalho foram levadas em consideração, às diferenças e semelhanças dos aspectos e características culturais entre o Brasil, em especifico a cidade de São Paulo, pois é onde moramos e vivenciamos a cultura.

O que percebemos de semelhança como foi que os bairros são separamos por classe social, que existe grafites no muro das escolas e os jogos e brincadeiras, como futebol, pular corda, bolinha de sabão entre outros.

As diferenças entre culturas são relativas, pois na cidade de São Paulo moram pessoas de todos os lugares de mundo com diversas culturas diferentes e com isso faz com que se habituamos em alguma delas, porém o que ressaltamos é o que mais chamou a atenção.

Essas diferenças são a forma de escrever, pois é da esquerda para direita e o formato da letra, o idioma é diferente.

A forma de vestirem-se, as mulheres não usam calças, somente saias e usam uma um lenço na cabeça para esconder os cabelos quando saem na rua.

Escolas são separadas por sexo tanto os alunos como os funcionários.

A padaria os pães são asados no forno que fica localizado no chão e o tipo do pão é o sírio e as pessoas que vão comprar eles mesmos que levam um pano onde são enrolados para ser levada para casa.

A alimentação é feita no chão forrado por um pano e eles comem muitas verduras e legumes no pão sírio.

Religião onde todos retiram os sapatos para entrar no lugar sagrado, o chá que todos bebem durante o culto e também é separado por sexos.

As músicas com ritmos típicos da local.


 
JOGOS

Segundo Huizinga (1980), um jogo deve obter algumas características, no filme se encontra diversos fatores. Analisando o filme podemos citar como exemplo, muitos jogos e brincadeiras sejam nas ruas dos bairros, na escola durante a aula de educação física, ou durante e os que conseguimos identificar foram o futebol, troca de sapatos (estafeta), salto a distância, bolinha de sabão; braço de ferro; roda; pular corda; gangorra; cadeira de balanço; apostar corrida entre outros.

As características de jogos são:

Ritual de atitudes e gestos; todo jogo significa alguma coisa; preparação do jovem para tarefas que mais tarde a vida exigira; exercício para autocontrole; está ligado a alguma coisa que não seja o próprio jogo; desejo de dominar e competir; tensão; alegria; divertimento; realidade autônoma; seriedade; irracional “instinto”; função social; imaginação da realidade; fator cultural da vida; linguagem: comunicar, ensinar, comandar; expressão abstrata; jogos de palavras “metáfora”; espírito de fantasia “brincadeira e seriedade”; não é cômico; vivacidade e graça; beleza do corpo humano em movimento; manifestações sociais; puramente lúdico; atividade voluntária; brinca porque gosta de brincar; para o adulto: é supérfluo, não é necessidade física, praticadas nos momentos de ócio; absorve inteiramente o jogador; ser livre; evasão da vida real para uma esfera temporária de atividade com orientação própria; satisfação imediata; atividade temporária; intervalo da vida cotidiana; diferente da vida comum: tempo e lugar; isolamento e limitação; inicio e final; capacidade de repetição; limitação de espaço e tempo; campo previamente delimitado: material ou imaginário delibera ou espontâneo; lugar sagrado: lugares proibidos, Isolados, fechados, sagrados onde tem que respeitar as regras; ordem especifica e absoluta; criar ordem é ordem; perfeição temporária e imediata; beleza: tensão, equilíbrio, compreensão, contraste, variação, solução, união e desunião; fascinante; cativante; ritmo e harmonia; conseguir alguma coisa difícil; jogos solitários: tensão e solução; competitivo; desejo de ganhar; obedecer a regras; comunidade de jogadores geralmente; sensação de estar separadamente junto; agrupamento social permanente; ar de mistério; dentro do circulo do jogo, as leis e costumes da vida quotidiana perdem a validade; luta ou representação de alguma coisa; realização mística (Ritual Sagrado): Festa, Espírito de alegria e Liberdade, sacrifícios, consagrações, mistérios, culto; universo próprio e temporário influência beneficia a ordem e a prosperidade em todo grupo.


JOGO PRINCIPAL

O grupo considerou que o principal jogo do filme foi à corrida entre os irmãos “troca de calçados”, porque existia a cumplicidade entre eles, em uma realidade autônoma, pois somente eles sabiam o que eles estavam fazendo, tinha seriedade porque levaram a sério o que estavam fazendo, teve um jogos de palavras “Metáfora” no momento me que estavam construindo as regras do jogo, e foi uma atividade temporária até que conseguissem repor o calçado perdido da irmã; os dois tinha desejo de ganhar e foi feita várias repetições durante o tempo que não foi alcançado o objetivo.


CONCEITO DO JOGO

O grupo pesquisou algumas referencias sobre o conceito jogo para ser analisado e chegar ao nosso conceito de forma coerente.

Segundo o livro Homo Ludens – Natureza e significado do jogo

Autor: Johan Huizinga

“Atividade livre, conscientemente tomada como “não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira inteira e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual não se pode obter qualquer lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais próprios, segundo certa ordem de certas regras. Promove a formação de grupos sociais com tendência a rederem de segredo e a sublimarem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes.”

Livro: Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985).

Autor: GERMANO, J. W.

“Jogo é todo o movimento que a humanidade possa fazer sem querer nada em troca, seja material ou espiritual. Jogo é tudo aquilo que tem um fundamento e uma forma de ingenuidade, fé e contexto e dentro desse existe suas regras e normas a serem seguidas. Jogo é tudo que possa te trazer de certo modo uma alegria ou satisfação com base na cumplicidade das pessoas, como família, amigos, tribos, etc. conseguindo tirar barreiras e preconceitos raciais, emocionais ou quais quer que sejam. Com base no Huizinga jogo e o simples fato de conseguir algo, seja material como em uma partida de futebol, ou mesmo a guerra, imaginação como uma criança brincam-no, e até na fé em crer em algo. Jogo e tudo aquilo que pode se tiver.”

Livro: Educação Física na escola: Implantação para prática pedagógica Autor: (DARIDO. RANGEL) – Citação do Freire & Scaglia, 2003

“O jogo é uma categoria maior, uma metáfora da vida, umas simulações lúdicas da realidade, que manifesta, e concretiza quando as pessoas fazem esportes, quando lutam, quando fazem ginásticas, ou quando as crianças brincam.”

Com base no que foi estudado, analisado e discutido pelo grupo chegamos à conclusão.

“Jogo é todo processo físico e mental que promove um entretenimento e um objetivo. E também um momento intenso e momentâneo que envolve por inteiro as pessoas naquele instante, sem se preocupar com que vem depois, pois, não há cobrança e obrigação de vencer. Quem está jogando esta por prazer e diversão."


BIBLIOGRAFIA

DARIDO, S.C.; RANGEL, I. C.A. Educação Física na Escola: Implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. 293p´.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: Teoria prática da educação física. 4ed. São Paulo: Scipione, 1994. 224p.

GERMANO, J. W. Estado Militar e Educação no Brasil (1964-1985). São Paulo: Cortez, 1993. 297p

HUIZINGA, J. Homos Ludens: O jogo como elemento de cultura. 5ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 243p.

ROQUETTE PINTO, E. Ensaios de Antropologia Brasiliana. 3ed. Brasilia: Unb, 1982. 122p

Filme: Filhos do Paraíso

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