quarta-feira, 1 de julho de 2009

Jogo e a guerra







CULTURA HIP HOP



Origem

Começou nos Estados Unidos em 1960, com a necessidade de humanizar as ruas das periferias, pois a população por ser pobre a única fonte de lazer e diversão eram as ruas. Era tomada por gangues e só quem fazia partes delas tinham o direito de usá-las, então as pessoas só tinham duas opções, ou entrava na gangue ou ficava dentro de casa.

No caso de quem escolhesse fazer parte das gangues, adquiriam o direito da utilização das ruas, mas também tinham deveres, pois sempre existiam outras gangues que tentavam dominar e com isso geravam as lutas/guerras com a competição do espaço ruas.

A Cultura Hip Hop veio para acabar com essa violência, pois a partir daí teve outras formas de combates através da arte, cada um com suas “armas”, o que realmente importava era a criatividade.

As influências da formação da Cultura Hip Hop é da população negra dos Estados Unidos, Latinas e Jamaicanas.


Brasil


O primeiro local onde começou a Cultura Hip Hop no Brasil foi à cidade de São Paulo a partir da década de 80, os encontros eram no metrô São Bento e na Rua Vinte e quatro de maio, ou seja, na região central da cidade. Hoje a cultura é conhecida por todo o Brasil, porém ela é mais aceita no público das regiões urbanas.

As características do público que aderiu em sua maioria foram pessoas da etnia negra e com classe social baixa.

Na cultura através das ferramentas (elementos), tem o objetivo de criar discussões e até protestos contra o racismo e o preconceito das classes sociais menos favorecidas e com o beneficio de promover a integração entre as pessoas e levar conhecimentos com mensagens positivas e elevar a auto-estima.


Elementos que compõe a Cultura Hip Hop

A Cultura Hip Hop é composta por quatro elementos que são: música poesia, pintura e dança.


Música

Esse elemento da Cultura Hip Hop é composto pelo DJ (Disk Jockey ou Discotecário).

Sua função é fazer o som das músicas, através de colagens de mistura de ritmos, batidas estratégicas, sincronizar entre uma a outra, para que a música não pare ou vá até o final, pré-selecionar as músicas para serem executadas durante a festa ou evento.

Existem segmentos de DJ, como por exemplo, o de competição, que compete com outros DJ e também existe aquele que toca em festas, aniversários e bailes.

O essencial para um DJ agradar o público é a técnica e a criatividade, ou seja, tocar músicas com novidades ou inovações.


Alguns nomes de DJ conhecidos na Cultura Hip Hop:

O DJ Kool Herc, pois ele que criou a técnica de colocar um ritmo no outro, ou seja, uma base para uma poesia de música já composta, e com isso dando a possibilidades para essas poesias serem dançadas.

O DJ Afrika Bambaataa é um dos fundadores da Cultura Hip Hop, nascido em nova York ele fazia parte de umas das mais perigosas gangues (Black Spades), daquela época assim vendo varias brigas e julgamentos de luta e guerra. Depois de um tempo, ele se não quis mais saber de violência e com isso começou a resgatar outros jovens a sua nova vida que foi através era através da musica, hoje em dai chamado: breack dance. Com o tempo o DJ foi se aprofundando na musica e com isso foi colocando “batida” nas musicas já pronta. Ele usava as letras como exemplo de James Brown, ou mesmo as batidas da musica eletrônica, e também misturando um canto falado que e o caso do rap e assim criando também um estilo de “Planet Rock”.


Poesia

Neste momento quem fica responsável é o MC (Master of Ceremonies ou Mestre de cerimônia) é ele quem faz as letras das músicas com rimas e é o porta-voz da periferia, tanto para o público externo, relatando os problemas sociais ou experiências em suas poesias como um gesto de reivindicação por algo, como para o público interno, com mensagens e alertas com o que está acontecendo em uma determinada região, além de animar as festas.

Existe algum seguimento de MC’s como Freestyle (free que significa livre e style que é estilo), que cantam em forma de improviso e o punchiners que fazem e cantam músicas em resposta a outra música, além daquele que compõe a música com já citado anteriormente, que é uma forma de reivindicar algo ou passar uma mensagem ao seu público.

Alguns nomes conhecidos no Brasil são: Gabriel Pensador, Mv Bill, Racionais MC’s, Marcelo D2, Jair Rodrigues, Thaide entre outros.


Dança

Para completar o som e poesia existe a dança que é conhecida como o Break Dance, onde existem diversas variações como o B-boying, Popping e Locking, seus movimentos foram criados atraves dos movimentos das guerras, e com isso as guangues ultilizavam a dança para conquistar o território; quem dançava melhor vencia e ficava responsavel por aquele determinado local.

As roupas assumem uma caracteristica muito importante para dança, pois por ser largas e coloridas aumento a movimento.

Alguns nomes conhecidos no Break Dance são: James Brown, pois ele dançava nas apresentações levando o conhecimento de todos atraves da midia.


Pintura

Este elemento é composto pelo grafite e o artista que o cria é conhecido como writers (escritores) ou grafiteiro.

Seu papel é levar a sua arte através de pinturas nos muros das cidades podendo expressar sua criatividade e sentimentos de forma livre e sem regras e a assinatura da arte é chamada tag.

Os desenho pede levar informação às pessoas além de também criticar o governo e questiona-los em forma de protesto e levar ao conhecimento um pouco da sua realidade.

Segundo o site Cultura Hip Hop Grafite, informa que existe modalidade de grafites como: Grafite em 3D que são desenhos sem contorno; WildStyle que são letras distorcidas; Bomber letras gordas com três ou mais cores; Letras Grafitadas que representam a assinatura de um determinado grupo e Grafite Artístico ou Livre Figuração que neste caso pode ser desenhos através de caricaturas, desenhos abstratos entre outros.

Alguns nomes conhecido no grafite na Cultura Hip Hop: Alex Vallauri e Celso Gitahy eles expos sua arte até em museus, e a partir dai começou a ser convidado a trabalhar em cenarios para desfile de moda, fachadas de lojas, parades de casas noturnas entre outros e “os gemeos” que são os irmãos Otavio e Gustavo Paldofo que estão expondo sua arte por todo o mundo, um exemplo é Too Close em Nova York nos Estados Unidos.



REFLEXÕES SOBRE A INFLUENCIA DA CULTURA HIP HOP DA EDUCAÇÂO FÍSICA SEGUNDO OS CONCEITOS DE ALGUNS AUTORES.

JOGO


“Atividade livre, conscientemente tomada como ”não-séria” e exterior à vida habitual, mas ao mesmo tempo capaz de absorver o jogador de maneira inteira e total. É uma atividade desligada de todo e qualquer interesse material, com a qual não se pode obter qualquer lucro, praticada dentro de limites espaciais e temporais próprios, segundo certa ordem de certas regras. Promove a formação de grupos sociais com tendência a rederem de segredo e a sublimarem sua diferença em relação ao resto do mundo por meio de disfarces ou outros meios semelhantes.” (HUIZINGA, 1971)
DJ: Ele controla a batida e o ritmo da música, tem um espaço delimitado (até onde chega à música), tem um determinado tempo para se executado o seu som que varia de acordo com a música ou até mesmo a festa, é uma atitude livre, onde ele coloca em pratica a sua técnica e criatividade.

MC: Nas rimas tanto improvisadas ou não existe um jogo nas palavras.

GRAFITE: No grafite existe um espaço delimitado que é o muro e como a pintura no ato de desenhar faz com o que o grafiteiro saia da sua rotina e também para quem vê, pois essa pintura faz parte de centros urbanos, então causa impactos por todos aqueles que passam pelas obras de arte.

BREACK DANCE: Quem o pratica faz por está com vontade de dançar e aprender, a dança não é obrigatória, e naquele momento podem-se criar as regras.


ESPORTE

“O esporte, como prática social que institucionaliza temas lúdicos da cultura corporal, se projeta numa dimensão complexa de fenômeno que envolve códigos, sentimentos e significados da sociedade que cria e o pratica. Por isso, deve ser analisado nos seus variados aspectos, para determinar a forma em que deve ser abordado pedagogicamente no sentido de esporte “da” escola e não como o esporte “na” escola.” (SOARES, et al., 1992)


DJ: A partir do momento que ele ganha dinheiro com suas apresentações, ele terá que treinar e todos os dias ser obrigado a buscar novas técnicas e sempre estar atualizado no mundo da música, ou seja, ele faz do seu prazer à forma para manter o seu sustento.

MC: São cantores profissionais.

GRAFITE: Quando só torna uma profissão e tem contrato e for cumprido

BREACK DANCE: Quando existe uma competição institucionalizada por uma organização que impões as regras.



LUTA

“As lutas são uma possibilidade diante de outras práticas, tais como esportes coletivos, esportes diferenciados, atividades aquáticas, ginásticas, dança e expressão, técnicas alternativas.” (SESC / SP, 2002)
DJ - No caso de DJ de competição existe uma disputa, ou seja, competição, neste caso é um sentimento agonistico, ou seja, vontade de lutar para ganhar.

MC: No caso quando há outras pessoas contando e rimando de forma improvisada existe uma disputa para tentar deixar o outro sem saber o que cantar “improvisar”

GRAFITE: No caso quando a mensagem que quer transmitir seja o objetivo de protesto

BREACK DANCE: São as batalhas de grupos sem o uso de armas, e violência.


GUERRA

“Também são bastante evidentes as ligações do jogo com a guerra, confirmando a tese de que, o jogo sendo um combate, este também pode ser visto como um jogo: Chamar ”jogo" à guerra é um hábito tão antigo como a própria existência dessas duas palavras. Já colocamos o problema de saber se isso deve ser considerado apenas uma metáfora, e chegamos a uma conclusão negativa.” (Op.cit. p.101)


Huizinga põe em questão as interpretações mais comuns entre os observadores das guerras nas ciências humanas, que tendem a compreender o seu nexo pelos interesses econômicos ligados ao impulso de poder: A história e a sociologia têm tendência a exagerar o papel desempenhado pelos interesses materiais imediatos e a ânsia do poder na origem das guerras, seja antiga ou moderna. Mesmo que os estadistas que preparam a guerra considerem esta uma questão de poder político, na grande maioria dos casos, os verdadeiros motivos podem ser encontrados menos nas "necessidades" da expansão econômica etc., do que no orgulho e no desejo de glória, de prestígio e de todas as pompas da superioridade. (Op.cit. p.103) Homo Ludens, de Johann Huizinga,

Com essa informação podemos observar a relação que tinha antigamente a guerra, pois havia um conflito como violência, com o objetivo do espaço nas ruas.

MC: No caso quando há outras pessoas contando e rimando de forma improvisada existe uma competição para tentar deixar o outro sem saber o que cantar “improvisar”

PINTURA: Quando a mensagem é de protesto

BREACK DANCE: Quando é disputa por território, ou quando tem violência.


DANÇA

“Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, seus ‘estado de espírito’, de emoções, de expressão e comunicação de duas características culturais. Por meios de gestos e movimentos, a dança traduz as mais íntimas das emoções, acompanhada ou não da musica e do canto ou de ritmos peculiares.” TELMA CRISTIANE GASPARI (DARIDO - RANGEL, 2005 p.200)
DJ: Existe um movimento corporal para marcar o ritmo e as batidas da música, pois é necessário fazer uma contagem para poder remixar ou trocar as musica com harmonia. O corpo neste momento é uma extensão da música.

MC: O MC utiliza o corpo além da voz e o raciocínio e criatividade, existe movimentos corporais para contagiar o seu publico para torcer por você, e convencer daquilo que está cantando.

BREACK DANCE: É a dança em si, onde quem está dançado está expressando todo o seu sentimento, vontade de estar naquele local.


CORPO


“O em si é isento de dicotomias, ou seja, ele é único e não é menos importante que a mente ou intelecto. Necessitamos entender que um corpo é inteiro, e não separado em partes, pois ele possui tanto uma individualidade quanto raízes com meio ambiente” Luiz Sanches Neto, Luiz Alberto Lorenzetto (DARIDO – RANGEL, 2005 p.141)

“A expressão corporal, considerado como um dos meios significativos da comunicação é uma forma de linguagem não verbal em que se expressam, através de gestos e movimentos, as manifestações corporais” (pág. 38) DAISY BARROS (VARGAS, 1998)

“A expressão corporal define a manifestação integrativa de intensidade de sentimentos às realizações de gestões e movimentos” (pág. 38)


”O ser humano através do movimento (atividades gímnicas, desportivas, dança e expressão corporal) luta pelo espaço a percorres e pela amplitude da realidade na maneira de se expressar.” (pág. 39) DAISY BARROS (VARGAS, 1998)


DJ: O DJ está totalmente envolvido com a música.

MC: O MC utiliza o corpo além da voz e o raciocínio e criatividade, existe movimentos corporais para contagiar o seu publico para torcer por você, e convencer daquilo que está cantando.

GRAFITE: Para fazer a pintura o artista utiliza o corpo, na sua criatividade, seu sentimento que ele quer expressar, ou a intenção que quer demonstrar, como os movimentos para pintar.

BREACK DANCE: A dança é o ato de se envolver com o contexto do local onde você com se corpo.


CONCLUSÃO DO GRUPO

Com esse trabalho conseguimos identificar que o tema cultura Hip é de essência muito rica e de utilidade para a população para se expressar, reivindicar e lutar por idéias.

E através de sua arte é possível relacionar com a Educação Física e a partir desse conhecimento, nós como futuros professores e pesquisadores da área poderemos continuar na busca desse conhecimento e passar transmiti-los a todos que tivemos a oportunidade e também lecionar para nossos futuros alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares