quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Luta - Bioenergética



Bioenergética

Para falarmos de bioenergética e as transferências de energia, iniciaremos por energia.

Segundo o livro “Bases fisiológicas da educação física e dos desportos”, existe seis formas de energia: química, mecânica, térmica (calor), luminosa (luz), elétrica, nuclear (sol), e todas elas podem ser transformadas.

A energia é definida na capacidade de realizar um trabalho, neste caso o trabalho significa a utilização de uma forma em distância.

O ser humano não produz a sua própria energia, para isso dependente de fatores externos, como os alimentos que nesse caso é os vegetais e animais. Quando essa alimentação entrar em contato com o oxigênio ele é transformado em dióxido de carbono e água, que é transformado em respiração, ou seja, respiração metabólica.

A partir desses fatores que é transformada o composto químico, cujo seu nome é ATP – Adenosina de trifosfato, a aí sim será produzido a energia mecânica da contração muscular, ou seja, é o ciclo energético biológico.

O ATP fica armazenado em lugares diferente e só é acionado quando é necessário, dependendo da intensidade de o tempo do movimento, que neste caso é o exercício.

Formas diferentes de transferência de energia:

ATP-PC

O primeiro a ser utilizado é o ATP-PC que é para o uso imediato e para exercício de alta intensidade, ele é anaeróbico então não é utilizado o oxigênio.

O ATP fica armazenado nos músculos e o tempo de duração varia de oito a quinze segundos, e para ser ativado só precisa de uma reação química. Seu combustível químico é a fosfocretina.

Segundo o livro Fisiologia do exercício (2008), todos os esportes utilizam esse tipo de energia.


Sistema de Acido Lático

O segundo utilizado é o Sistema de Acido Lático, ou também conhecido como glicolítico. É utilizado em exercício no período de curto prazo, em média de quarenta a cento e oitenta segundos e média intensidade, ou seja, menor intensidade do que o ATP-PC.

O composto químico fica armazenado no citoplasma e ele também ao precisa do oxigênio, ele também é anaeróbico e o combustível é através da glicose ou também conhecido glicogênio.

Ele tem doze reações químicas, sua fonte de energia é o ATP e a glicose que vem através do açúcar.


Oxidativo

Esse composto químico é utilizado para exercício de baixa intensidade e longa duração, segundo o site mundo do vestibular é considerado uma atividade aeróbica, quando um movimento é de baixa intensidade, feito continuamente, ou seja, caso a pessoa a partir daí comece a intensificar a atividade ela começara a passar por os outros sistemas de transferência de energia, que é o ATP-PC e o Glicolítico.

Ele passa por diversas reações químicas que é divida entre séries: glicólise aeróbica, ciclos de Krebs e sistemas de transporte de elétrons e necessita do oxigênio, por isso é denominados um sistema aeróbico e o armazenamento do ATP é no pulmão e o combustível químico é através da gordura, proteínas e glicogênio.

Com base nessas informações estaremos expondo alguns exemplos na luta mais especificamente na modalidade boxe e a capoeira.


Capoeira

Um pouco da origem...

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade.

Existem algumas formas para refletir na luta da capoeira, pois tem aquela que é jogada em eventos, onde é feita uma roda e onde é ensinada em locais específicos.


Transferência de energia

No caso da roda de capoeira, o movimento pode variar entre o ATP-PC, Glicolítico e Oxidativo, pois não há movimentos constantes a todo o momento.

Nos movimentos há uma explosão, como por exemplo, os movimentos de ataque e defesa, como a benção, o martelo, AU, meia-lua, armada, cocorinha, esquiva, negativa entre outros.

O glicolítico é considerado a extensão dos movimentos, quando tem uma seqüência consecutiva, pois ele continua sendo de intensidade, mas não é com a mesma potencia.

O oxidativo esta a todo o momento, pois a capoeira é composta por pessoas que ficam em volta dos jogadores e dos instrumentos musicais. Então essas mesmas pessoas ficam de fora cantando e batendo na palma da mão, respeitando o ritmo da musicalidade.

E quando os jogadores permanecem dentro da roda por mais de dois minutos eles começam a utilizar o sistema aeróbio.


Conclusão da Capoeira

Mas isso varia muito da intensidade e do tempo que cada componente ficara dentro da roda, pois quem determina isso são diversos fatores, como por exemplo, o ritmo que é determinado através da musicalidade, neste caso a ginga que é a base para todos os golpes, será obedecida pela musicalidade.


Boxe

Um pouco da origem...

O boxe ou pugilismo é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. A palavra deriva do inglês "to box", que significa "bater", ou "pugilismo" ("bater com os punhos"), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

A forma de refletir no esporte de combate boxe seria muito variada devido ao tempo de uma luta, que varia por causa dos rounds, no boxe profissional pode ser acima de seis rounds, e no máximo 12.

No amador o lutador iniciante lutará três rounds de 2 min. por um de descanso. No amador avançado quatro rounds de 3/1. Podemos dizer que no boxe em geral , observamos a participação do ATP-CP e do GLICOLÍTICO que estão presentes constantemente na hora de golpear o adversário no caso o jab, direto, cruzado, upper... E até em casos de nocaute.


Transferência de energia

No ATP-PC, é como na capoeira, que é utilizado nos golpes como: direto de direita, direto de esquerda, jab, gancho, esquiva, cruzado entre outros.

No sistema de acido lático também é conforme a seqüência dos golpes, pois um round varia em média dois minutos que é o tempo do glicolítico.

Passa também pelo sistema oxidativo, quando o lutador usa tática de cansar o adversário na esquiva rodeando o ringue o round todo armando o ataque.


Conclusão do Boxe

Podemos considerar que o boxe consome as três formas de ATP – Adenosina de trisfofato, Acido Lático e o Oxidativo.




Conclusão do grupo

Todos os exercícios passam pela as três formas de energia, o que determina o que será utilizado é a intensidade e tempo de cada um.

Quando a pessoa começa a ter conhecimento do seu corpo, ou o profissional que esta trabalhando com ela, neste caso o treinador, pode-se utilizar uma estratégia de intensidade durante o exercício, treinamento, durante a competição ou apresentação.




Bibliografia


BETTI, Mauro. Caderno do professor. Educação física: ensino fundamental 8º série 1º bimestre.

FOX, Edwad L. e MATHEWS, D. K. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. 4º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991. 518p.

McArdle, William D.; KATCH, Frank I. e KATCH, Victor L. Fisiologia do Exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 1172p.


Sites
Mundo Vestibular, Disponível em: Acesso em: 30 ago. 2009
Sua Pesquisa.com, Disponível em: , Acesso em: 09 set. 2009
>, Acesso em 01 set 2009
Confederação brasileira do boxe, Disponível em:  Acesso em 01 set. 2009
Olimpíadas, Disponível em: <http://www.olimpiadas.etc.br/historia-do-boxe.html>, Acesso em 01 set. 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares