quarta-feira, 1 de abril de 2009

Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental

Artigo cientifico do site Scielo Brasil...


Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental




RESUMO DO ARTIGO

Baseado em pesquisa etnográfica realizada em 2001 numa escola pública de São Paulo, este artigo trata das relações de gênero entre crianças de 7 a 10 anos, especialmente durante os recreios. Focamos as interações conflituosas entre os sexos, buscando revelar as múltiplas nuances dos jogos de poder que ações aparentemente similares escondiam. Ao articular o conceito de conflito a significados simultaneamente lúdicos e de agressividade, passamos a compreendê-lo como "jogos de gênero", um dos modos possíveis de sociabilidade nas relações entre meninos e meninas.



Minha opinião sobre o artigo


Neste artigo fica claro o jogo pode assumir característica como a guerra e em certos momentos lutas, segundo o que foi abordado na sala durante as aulas como base no livro Homo Ludens, HUIZINGA, 2001.

Pois existe um jogo que tem regras construídas pelas próprias crianças que tem um ato violento de palavras ou ações, mas é uma forma de aproximação entre eles e a regra principal é provocar e sair correndo e o que foi ofendido sair correndo atrás do quem o ofendeu seja por um contato físico ou por palavras.

Existem vários tipos de jogos e temos que analisar qual o contexto dele e neste caso existe um lugar determinado para que ocorra essa guerra/luta, que é o pátio e o tempo determinado que sejam os minutos do intervalo. Conforme citado na apostila referente ao capitulo “O jogo e a Guerra – Livro Homo Ludens – Huizinga” que foi material de estudo durante as aulas, especifico os dois gêneros, pois quando há um contato físico e agressivo é como uma característica de guerra, mas quando há uma disputa pela atenção ele assume uma característica de luta.

“(...) toda luta submetida a regras, devido precisamente a essa limitação, apresenta as características formais do jogo. Podemos considerar a luta como a forma de jogo mais intensa e enérgica, e ao mesmo tempo a mais óbvia e mais primitiva.” (HUIZINGA, 2001)
Mas também através dessas brincadeiras é uma forma de aprendizado de como viver em sociedade, pois eles vão se descobrindo e descobrindo as limitações dos outros e também a começar a aprender a ter o seu autocontrole com o tempo.



Referências Bibliograficas

RUZ, Tânia Mara; CARVALHO, Marília Pinto de. Jogos de gênero: o recreio numa escola de ensino fundamental. Cad. Pagu, Campinas, n. 26, June 2006.  Disponivel em: . Acesso em 20 mai 2009.

HUIZINGA, J. Homos Ludens: O jogo como elemento de cultura. 5ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 102p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares