quinta-feira, 3 de junho de 2010

Idoso



Idoso... Uma época como as outras fases, as constantes mudanças sempre ocorrendo no corpo, porém com uma grande diferença, essa fase ocorre declínio nos sistemas o que impactar diretamente no modo de conviver no ambiente que o circunda.

É uma fase que o circulo de amizades vai diminuindo devido ao grande numero de mortes de seus amigos que é o processo natural da vida e vai desenvolvendo um sentimento de inutilidade.


Alterações físicas no idoso

Conforme estudei no livro GALLAHUE (2005) existe diversas mudança em em seu desenvolvimento...

Esqueleto - existe um encurtamento de estatura na coluna, devido a diversas alterações, como a perda de água (liquido sinovial) que protege o choque entre os ossos. Como isso também os ossos ficam mais fibrosos e provoca a perda da densidade óssea. Problemas com a má postura durante o decorrer da vida faz com que fiquem mais fracos.

Músculos - Diminuem a massa muscular devido a perda continua da fibra muscular em número e tamanho, o que vai impactar na força da pessoa.

Articulações - flexibilidade tem declínio, devido á perda de água no tecido conjuntivo e tecido cartilaginoso.

Sistema nervoso - o cérebro diminui em tamanho e peso devido a perda das células e neurônios, porém o córtex é o menos afetado, pois reduz cerca de 20%, comparado as outra áreas que chega a 50%, com a plasticidade cerebral os neurônios tentam substituir o que vai morrendo, porém é em menor eficiência, existe a perda da memória devido a formação de placa senis no que interfere na transmissão dos neurônios. O cérebro passa a receber quantidade inadequada de oxigênio.

Sistema cardiovascular - As vasos sanguíneos fica menos elásticos e rígidos, com nisso a pressão aumenta o que dificulta a passagem do sangue que é responsável de levar oxigênio a todo corpo, o volume sistólico diminui a pressão tanto sistólica com diastólica se alargam e elevam com isso diminui a circulação

Sistema respiratório
- a função do pulmão declina devido ao aumento do peso, a perda da força muscular que faz parte do sistema respiratório como o tórax, problema da postura que comprime a região onde fica o pulmão o consumo de oxigênio diminui

Sistema sensorial - diminuição da qualidade da visão, devido ao nível pupilar diminuir, diminuição do sistema auditivo que está ligada na perda das células do nervo auditivo e também na diminuição do fluxo sanguíneo na área o que também é devido ao som alto que ouviu ao longo da vida, a propriocepção diminui devido a diminuição da eficiência do aparelho vestibular que orienta a posição da cabeça entre outros.

Pele - enrugar , perde a suavidade, perda do tônus muscular , queda e afinamento do cabelo do cabelo, dificuldade na percepção entre calor, frio, liso, rugoso.


No que a atividade física pode contribuir para a qualidade de vida para o idoso:
  • Fortalecimento dos músculos que ajudam a manter a postura,
  • Músculos passarão por um processo de perda da massa de fora sutil, pois com vida ativa eles previne a perda da massa.
  • Densidade óssea será preservada coma atividade física com carga e de baixa intensidade
  • Aumento da força dos músculos
  • Redução no tecido adiposo
  • Melhora o fluxo sanguíneo, que é o responsável por levar oxigênio a todo os órgãos e manter funcionando de forma adequada
  • Atividade aeróbica ajuda no consumo de oxigênio.e também previne doenças como hipertensão, depressão...


Cada pessoa envelhece de forma diferente do outro, isso pode ser devido ao fator genético (o que já está pré-determinado), mas também principalmente ao ritmo de vida de cada pessoa. Pois tem aquele que se alimentam de forma saudável e praticam atividades físicas, não se tornando um sedentário.

O sedentarismo evolui para desenvolver doenças degenerativas que só prejudica o processo de envelhecimento.

O processo de degeneração dos sistemas também ocorre de forma diferenciada para cada um, pois a grua de evolução para um não é igual para o outro.


Características gerais do idoso que pode ser prejudicial no dia-a-dia segundo tabela no livro GALLAHUE (2005) pág. 464 e CRUZ (2008) pág. 23
  • Diminui a força muscular
  • Diminui a flexibilidade das articulações
  • Diminui o stema sensorial (propriocepção, visual e auditivo)
  • Lentidão do tempo reação
  • Diminui massa magra
  • Função digestiva mais lenta
  • Aumento da massa gorda


Um exemplo de atividade para o idoso...






A atividade física para o idoso é muito importante, pois renovam o círculos de amizades, tem um processo de aprendizado para aprender novos passos,

Na dança para aprender os primeiro passos tem que ser de forma individual para que cada um saiba o que tem que fazer, para isso é trabalhado o ritmo de forma individual pois ocorre o aprendizado a dança e também estimula o ritmo espontâneo e estilo próprio, depois é que costuma juntar os pares.

Quando junta os pares na dança de salão é trabalhado o ritma de forma grupal pois tem que haver o sincronismo entre as pessoas e esse sincronismo é alcançado através da musicalidade que é captado através do sistema auditivo e também do cinestésico, pois estão tocando a outra pessoa e tem que saber onde vai posicionar o corpo a cada sequência de passos que neste caso é a fluência.

Para que haja o ritmo grupal na dança tem que haver a métrica, pois é ela que mede o espaço entre os movimentos, pois cada uma já tem o seu ritmo. Essa métrica é a organização entre esses dois ritmos que está sendo desenvolvido com isso vai haver a descontração entre os dois, enquanto não houver essa métrica na dança a dança não irá fluir.

Nesse vídeo que e está nesta postagem é uma situação de dança que está em uma aula de dança e estão buscando o aprendizado, cada uma nessa fase da vida já passou por experiências com o movimento

Para algumas pessoas esse processo de transferência de aprendizagem pode ser de maneira positiva, pois vai ajudar no desenvolvimento, por exemplo, se já praticou alguma dança no passado e faz algum processo de assimilação (FITTS & POSNER)

Para outra pessoas pode ser que por exemplo, tenham lutado artes marciais e não costumava a dançar, isso pode dificultar o processo de aprendizagem devido a rigidez dessas atividades, o que é considerado uma transferência negativa.

Existe aquelas pessoas que tem não passou por atividades física rígida de forma sistemática, mas que mesmo assim também tem dificuldade no aprendizado, isso pode causar por 2 motivos, ou a pessoa é arrítmica, que segundo ARTAXO (2003) é a pessoal "(...) que tem uma patologia neuromotora, que é a capacidade do cérebro dar ordens suficiente rápidas aos músculos" ou até mesmo "os músculos não executá-los". Neste caso pode ser devido ao declínio das funções do corpo como já apresentado anteriormente.

Mas também existem pessoas que não consegue aprender seja por timidez, falta de confiança, dificuldade na concentração e na memória, debilidade muscular que é considerada não-arritmico, o que pode ser natural nessa fase etária, que devido ao fornecimento inadequado de oxigênio no cérebro, prejudica as funções do cérebro e a perda das fibras musculares devido a idade.

A dança de salão costuma ser em blocos para aprender os passos como já vivência e também como mostra no vídeo.

Primeiro é feito o método de demonstração visual e auditiva, para que seja visualizado e ouvido e processado através do sistema exteroceptores. Depois disso é selecionada a melhor resposta, que neste primeiro momento e reter a informação, isso faz com que já começa a trabalhar a memória que deve ser no primeiro momento de curto prazo, pois ainda não tem o domínio do movimento. Consequentemente é feito a programação da resposta, que pode variar de pessoa, alguns gostam de acompanhar o instrutor mesmo sem ter o domínio do movimento, já outros preferem somente ficar parado observando.

Nessa fase da vida o tempo de reação é menor, que segundo SCHMIDT e WRISBERG, 2001

“(...) o TR começa quando o estimulo é apresentado e termina quando o movimento é iniciado, serve como uma medida potencia da duração acumulada dos três estágios de processamento". Devido à perda de qualidade da audição, então o estímulo da informação é prejudicado. Então tem que ser uma aula com o tom de voz alto e uma sala com uma bola luminosidade, pois também tem a perda da qualidade da visão.

Depois com o tempo e a prática a habilidade aumenta, e também já está sendo trabalhada a memória de longo prazo, pois essas aulas são vários dias, quando e observado o domínio do movimento é juntado os pares e as aulas começam ser randômica, pois são feitos passos variados.

Independente da aula se ensinado a dança de salão individual ou em duplas, é trabalhado como todo o sistema sensoriais, pois tem que tocar o outro e neste caso é considerado a cinestesia, e também trabalha o visual e o auditivo.

É considerada uma atividade aberta, pois quando você está trabalhando com outra pessoa e dependente dela para executar o movimento, é considerada habilidade aberta.

Considerando que as pessoas tem uma limitação de processamento de informação, tem que existir um cuidado da quantidade de comandos que será passada, pois para haver um sucesso no processo de aprendizagem tem que ser dado os passos aos poucos.

A dança de salão é uma atividade que trabalha o espaço pois segundo BRIKMAM (1989) "A dimensão espacial pode ser sentida, percebida e explora através do movimento corporal" e é trabalhada externamente porque tem que saber o posicionamento do seu corpo, ou seja, tudo que está além do seu corpo, uma forma de preencher o vazio, que é estabelecido através da visão, e como pode ser sentido também trabalha o espaço interno.

Trabalha o tempo nas duas esferas, o tempo interno é o ritmo individual, ou seja, através de suas percepções e o tempo exterior, pois tem a musicalidade o que é percebido pela audição e na dança o tempo para LABAN (1978) é uma série de movimentos que consiste na combinação de duração iguais ou diferentes representada de uma unidade de tempo.

Peso, pois tem certos passos que são leves 9afovor da gravidade), mas alguns ainda pode ser pesados (contra a gravidade).

A dança de salão pode ser considerada uma dança moderna, pois tem passos pré-estabecido e marcada pela forma de expressão da época, se preocupa com a beleza das formas e das linhas e do equilíbrio estético.

Como comentei sobre a dança modera para o idoso, acho bem interessante mostra a diferença de dança na linguagem contemporânea também.



A dança contemporânea trabalha com o equilíbrio da habilidade física, compreensão a sensibilidade de cada uma. É uma dança que todos podem dançar, pois não tem regra e consequentemente estimula a integração de todos, pois não importa sua limitação, pois tudo pode adaptar, não importa o figurino e sim a sensibilidade.

Para o idoso é muito importante, pois a dança contemporânea promove a conscientização do corpo.

Ao pesquisar sobre esses assuntos que aqui apresentei comecei a relacionar com o meu dia-a-dia, e percebi como é importante a profissão que escolhi, pois se não fosse a obrigação de saber todas essa informações, ficaria igual ao "Zé do Bar" (risos), de que a pratica de exercício físicos é bom para a saúde.

Mas sem saber o para o que é realmente bom... No que impacta na saúde, em nossos sistemas, no nosso psicológico entre outros.

Fico preocupada com o histórico da minha família, pois tem muito que tem doenças degenerativas, como minhas avós materna e paterna com diabetes, sendo que a minha bisavó materna faleceu devido a diabetes melittus, grande parte dos meus familiares tem hipertensão e colesterol... E o principal, aqui não a tradição da pratica da atividade física.

Me sinto agora responsável por alertá-los e até mesmo incentivá-los a fazer a pratica de atividade para combater todo esse processo de envelhecimento.

Reportagem


 



Referência bibliográfica




ARTAXO, Inês Ritmo e Movimento. Guarulhos – SP:Phorte editara, 2003.


BRIKMAN, Lola A linguagem do movimento corporal. 2ªed. São Paul: Summus, 1989.


CRUZ, Francine Atividade Física para Idosos: apontamento Teoricos e proposta de atividades. Sorocaba - SP: Editora Minelli, 2008.


DACOSTA, Lamartine (ORG.). Dança em Educação Física, esporte e lazer – II: Dança moderna, dança contemporânea, dança jazz e sapateado. Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.


GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. São Paulo: Phorte, 2005.


LABAN, Rudolf Domínio do movimento. 3ºed. São Paulo: Summur, 1987.


LORDA, C. Raul e SANCHEZ, Carmem Delia. Recreação na terceira idade. 2ªed. Rio de Janeiro: Sprint, 1998.


SCHIMIDT, Richard A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada em problema - 2º ed. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares