quarta-feira, 2 de junho de 2010

Dança, Educação Física e Reflexão

Nesse semestre foi muito interessante estudar dança no curso e saber as diversas possibilidades, pois anteriormente tinha a vivência somente com a pratica da dança, mas sem pensar em conceitos e sua história e como pode influenciar na vida das pessoas.
O processo de pesquisa como músicas, passos, a troca de experiências, principalmente saber identificar e reconhecer as nossas diferenças e limites (do grupo)... Foi muito enriquecedor para o processo como futura professora, porque sei que quando estiver em um ambiente escolar, não vai bastar eu somente saber dançar e gostar da música... Isso vai muito além...

Sempre gostei muito de dançar mas até então a minha vivência era somente entre minha família, ou seja, o conhecimento passado um para outro através de gerações, principalmente no estilo musical samba, samba-rock onde aprendi sem técnica nenhuma, somente por sentimento do passo, lógicamemte que depois fui procurar a me aprofundar mais na aula de dança de salão onde associei o meu conhecimento com a técnica e aprendi também onde aprendi a gafieira que é uma dança que não é de costume da minha família.

O meu caso com a dança é de longa data (risos), pois na academia fui buscar outros estilos como a dança do ventre e o axé conhecido também como lambaeróbica.

Na dança eu consigo me libertar é uma sensação maravilhosa de prazer... e foi um dos temas que aprendi sobre o objetivo do ritmo, o que é verdade, pois quando adquiro o ritmo, e tenho a liberdade do meu estilo próprio eu consigo criar novos passos e domino o movimento o que me possibilitar a criar novos movimentos saindo e voltando no ritmo no momento que seja, o que seria uma automatização dos movimentos que faz que consiga olhar para o espaço e ir preenchendo com graça e leveza com movimentos soltos.

Esse foi um exemplo de apresentação nos seminários proposto pela professora Luciente sobre composição coreográfica de dança moderna, o que já vivenciava um pouco mas nem sabia sua conceituação e de dança contemporânea que somente assistia na teve mas nem prestava a atenção, pois era algo que não compreendia e que não me chamava a atenção.

Agradeço ao curso a possibilidade de conhecer a linguagem da dança contemporânea, pois é extremamente fundamental para o campo da educação, pois não exclui ninguém, ao contrário, ela inclui a todos, tem uma citação muito interessante que encontrei no livro Dança e Diversidade Humana

"O processo de evolução da dança se fez por meio de superações e não de negações, pois a trajetória histórica não se dá a partir de eliminações, mas a partir de possibilidades de rompimentos com algumas idéias ja estabelecidas criando novas ideias e novos mecanismos de ação" (ROSA, 2004 citado por TOLOCKA, 2006)


O que faz refletir sobre a dança nos dias de hoje que é aberto ao publico, infelizmente hoje, pelo menos o que percebo é a forte influencia da dança moderna tanto nas academias como na televisão em geral, isso faz com quem não esteja dentro dos "padrões" imposto pela mídia ou quem não saiba dança, fique com vergonha e perde a oportunidade de dançar, dizendo que simplesmente não sabe... O que é um conceito errado, pois o que aprendemos no curso é que todos sabem dançar, cada um seu estilo.

O profissionais da educação física tem como obrigação levar essa informação à todos e incentivar a pratica dessa atividade física e entrar em contato com o seu universo interior, pois podemos dançar como quiser e o que quiser, já que para dançar nem é nescessario música, você mesmo pode produzir o seu próprio som, seja internamente ou se exteriorizar você é livre para isso.



Apresentação do meu grupo de estudo


O Brasil e a Educação Física em relação aos grandes eventos



Aproveitando o tema da dança nacional que por sinal foi de caso pensando... "Brazuca"

Tendo a visão da educação física como critico superadora...

"a metodologia de ensino para a Educação Física proposta pelo idealizador da concepção crítico-emancipatória, tem por objetivo a formação de sujeitos críticos e autônomos para transformação (ou não) da realidade em que estão inseridos, por meio de uma educação de caráter crítico, reflexivo e fundamentada no desenvolvimento de três competências: 1) A competência objetiva, que visa desenvolver a autonomia dos alunos através da técnica; 2) A competência social, referente aos conhecimentos e esclarecimentos que os alunos devem adquirir para entender o próprio contexto sócio-cultural; 3) A competência comunicativa, que assume um processo reflexivo responsável por desencadear o pensamento crítico, e ocorre através da linguagem, que pode ser de caráter verbal, escrita e/ou corporal". (KUNZ, 1998 citodos por HENKLEIN, Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.3, n.2, julho/dezembro, 2007. )


É ano de copa do mundo na Africa! E logo logo iremos sediar a copa em 2014 e olimpiadas em 2016...

Será mesmo que isso é realmente bom?

Grandes eventos geram grandes invetimentos o que no Brasil tem uma estimativa de R$ 120 bilhoes. Porém será que isso é bom? Pois o maior investimentos será nas grandes cidade que irá ser realizados os jogos, e a periferia, será que terá investimentos? Até o momento o que sei, não foi falado sobre o assunto.

O maior investimento será em questão de infra-estrutura, mas o povo precisa de que tipo de infra-estrutura? Será que casa para morar, local para o ter o seu momento de lazer, escolas com espaço o suficiente para acomodar seus alunos e com ótimos professores, hospitais que tem capacidade de tratar o paciênciente com diguinidade?

É o Brasil precisa de muita infra-estrutura mesmo, mas não somente para receber os habitantes do planeta terra, mas precisa pensar no povo brasileiro, em questão de uma boa educação, lazer, segurança, emprego, alimentação entre outras coisas.

Esses eventos geram muitos gastos nos cofres públicos, o que garante que todo esse dinheiro será revertido em beneficio para o país? Pois é comum assistirmos na mídio o grande problema de surper-faturamento nas obras públicas.

Segue uma reportagem que fala sobre alguns gastos -> Clique aqui

Para o esporte sem dúvida esses eventos serão de extrema importância, o esperado é aumentar a procura pela prática desportiva, isso na linha do bacharelado, mas e para os formados e especializados na licenciatura, será que terá o investimento? Pois é totalmente direcionado a área da educação, o que não é feito somente da educação física, mas também da pedagogia, história, geografia, matemática, biologia entre outras.

De qualquer forma tenho esperança no Brasil e na educação, afinal estou estudando para isso, para me tornar melhor como cidadã e levar o meu conhecimento para as outras pessoas não só para praticar atividades físicas mas para refletir sobre diversos assuntos e ter autonomia de suas opiniões e não somente reproduzir o que os meus de comunicação querem que pensem segundo a citação no livro da Marilena Chaui

"(...) os meios de comunicação tradicionais (jornal, rádio, cinema, televisão) sempre foram propriedades privada de indivíduos e grupos, não podendo deixar de exprimir seus interesses particulares ou privados, ainda que isso sempre tenha imposto problemas e limitações à liberdade de expressão, que fundamenta a idéia de opinião pública". (CHAUÍ, 2006)



Algumas fotos da apresentação...






Referências

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. São Paulo. Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

HENKLEIN, Ana Paula & SILVA, Marcelo Moraes. A concepção crítico-emancipatória: avanços, possibilidades e limitações para educação física escolar. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v.3, n.2, julho/dezembro, 2007.

TOLOCKA, Rute Estanislava Dança e diversidade humana. Campinas : UNIMEP : Papirus, 2006. 128 p.






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