domingo, 9 de maio de 2010

Dança do ventre

 
Essa foi uma apresentação de dança do ventre no mais importante evento de dança do ventre que ocorre no Brasil, o Mercado Persa, ela foi campeã da categoria juvenil.
 
Para chegar a esse nível ele passou por todo um processo de aprendizagem, treino, diversos feedback para até automatizar os movimentos para ter experiências e vivências para dançar essa coreografia.
 
A prática de atividade física é muito importante em todas as fases da vida, mas em cada fase tem suas especificidades. Na situação da adolescência que marca a transição de infância para a puberdade diversa eventos estão acontecendo em seu corpo internamente e externamente. É a fase do início da maturação sexual, do surto do crescimento, dos primeiros relacionamentos...
 
Neste caso especifico estou falando de uma pessoa de sexo feminino, ela já está pela fase do pico do estirão do crescimento, pois já tem um corpo com formas femininas, seus músculos estão mais fortes e mais longos em relação à fase da infância.
Os benéficos para ela praticar a atividade física de uma maneira geral são:
 
  • Auxiliar no aumento do crescimento ósseo e da espessura o tornando mais fortes.
  •  Por ser uma atividade física aeróbica, seu corpo futuramente vai responder de forma mais rápidas aos treinamentos.
  • Evita doenças degenerativas como diabetes, hipertensão, osteoporose...
  • Diminuição do tecido adiposo
  • Aumento da força muscular
  •  Melhor resposta para treinamento motor futuro resposta mais rápida para o sistema nervoso
 
A adolescência é uma fase que segundo Piaget está na fase Operatório formal, que é “capacidade de pensar sistematicamente sobre lógicas existentes em um problema”.
 
Mas como toda atividade tem que haver um acompanhamento de um profissional, pois caso seja em excesso pode prejudicar nessa fase de crescimento, principalmente por que o organismo está exposto a lesões com mais facilidade devido ao estirão do crescimento.
 
O nível técnico dessa dança é uma forma autônoma, seguindo o processo de aprendizagem, pois suas características é a dança de forma precisa, fluente, confiante... Ela já adquiriu um programa motor generalizado.
 
O estimulo utilizado são as três, ou seja, a visão, a audição e a cinestesia. Pois tem todo um contexto essa situação, a visão ele consegue verificar o seu espaço que tem que ocupar a audição para calcular seus movimentos através da música e para definir a precisão de seus passos, e a cinestesia através do tato, pois esta dançando descalça e segurando o tecido.
 
Trabalha todos os elementos que deve ter na dança, ou seja, tem o movimento “(...) que determina a ação corporal que é representa pela expressão da corporeidade” (VERDERI, 1998).
 
Conforme estudei na sala, a dança tem que ter peso, tempo, espaço e fluência.
 
Nesta apresentação identifico esses quatro elementos, por exemplo:
 
Peso: muito dos movimentos trabalha a leveza representa pelo véu de seda acompanhada ao ritmo da música, quando começa a percussão do instrumento debark já começa movimentos mais fortes com certa rigidez no passo.
 
Tempo: na dança está representado na métrica, ou seja, são os movimentos na musica, pois a dança do ventre tem essa característica, de desenhar e acentuar os passos conforme a sua percussão.
 
Espaço: ela tem que calcular os espaços que tem utilizar na dança, ou seja, onde vai começar e onde vai terminar o seu movimento.
 
Fluência: é uma apresentação totalmente fluente, pois são vários passos sem interrupções.
 
É uma atividade física que trabalha a parte rítmica e criatividade o raciocínio e tudo isso de forma lúdica proporcionando o conhecimento de uma cultura promovendo o respeito pelo próximo. O que torno bem interessante ser ensinado tanto na escola como nas academias, uma vez que essa dança não é só para o universo feminino como será mostrado no próximo vídeo.
Obs. Não postei adolecentes do sexo masculino dançando pois infelismente não encontrei, ou seja, esse vídeo é ilustrativo para o conhecimento
 
 

 


Referências

 
GALLAHUE, David L. Compreendendo desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3ª ed. - São Paulo: Phorte, 2005 600p.

ROSE, Dante J. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2003 136p.

VERDERI, Érica Beatriz Lemes Pimentel. Dança na escola. Rio de Janeiro: Sprint, 1998

COLE, Michael. O desenvolvimento da ciança e do adolescente. 4ªed. Porto Alegre: Artmed, 2003

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