quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Porque Ginástica Geral

Logo que ouço a palavra ginástica, relaciono a academia principalmente às aulas em salas, e essas aulas é somente uma reprodução das ordens dos professores passam, através de suas coreografias sistematizadas.

Hoje comecei a pensar o porquê começamos a estudar nesse semestre a modalidade Ginástica Geral, e percebi existe um motivo após vivenciar as aulas e as apresentações dos seminários.

Como o professor pode conhecer o nível de conhecimento de seus alunos se não o deixar livres para criar e se movimentar?

A GG possibilita que isso aconteça sem que o professor fique comandando a aula o tempo todo e indiretamente não o excluindo de participar de alguma forma mesmo que não tenha habilidade perfeita. Os participantes têm que criar com liberdade e usar a sua imaginação, e pode ser utilizar movimentações como: danças populares, folclóricas; os esportes e as lutas que teve o contato direto, indireto ou que somente admiram; jogos e brincadeiras e por fim os movimentos ginásticos que pode ser qualquer modalidade como diz Elizabeth Paolioello no artigo Ginástica Geral: A proposta do grupo ginástico – UNICAMP.

O que diferencia e caracteriza a GG é a obrigatoriedade dos movimentos gímnico (girar, rolar, saltar, equilibrar entre outros). Pois não contendo esses elementos não é GG e pode ser confundido, por exemplo, com dança contemporânea, mímica, teatro...

Já que tem a origem da demonstração e em seu processo de criação é priorizado o trabalho em grupo e a troca de experiências de suas culturas corporais para que seja estimulada a socialização, ouvir a opinião do outro e adaptar-se a novas situações e criar o novo ou mudar o que já parecia estar estabelecido.Como é uma modalidade traz o bem estar, promove a inclusão de todos, as trocas de experiências, o respeito às limitações de cada pessoa e a valorização no que tem de melhor. Concluo que é uma atividade muito importante para toda a sociedade e se for aplicada nas escolas será extremamente benéfica, pois será ensinado a conviver com outras pessoas, e que cada qual tem sua opinião, e tem que saber ouvi-las e também como expor as opiniões e o mais importante é aprender a trabalhar em equipe e respeitar o próximo.

Já que a proposta é incluir, porque não acontecer isso a partir da própria gestão escolar, ou seja, incluir, relacionar os mesmo assuntos assim como ocorre entre as disciplinas no curso que é atualmente modular com a metodologia EPC - ensino para compreensão.

Na escola a ginástica geral pode ser pensada de acordo com a essência da proposta, que é a inclusão, ou seja, integrar as outras disciplinas do currículo escolar e não somente ficar restrito a Educação Física.

Exemplos: a biologia (uns dos temas a ser abordados é o reino animal, em conjunto na ginástica pode ser vivenciado através dos movimentos naturais dos animais); a história (aborda o estudo da cultura do um povo ou a nossa história do nosso país, na ginástica pode ser utilizado às danças da época, ou a dramatização dos personagens) e assim por diante.

Mas esse tipo de ginástica não é exclusividade da escola ou de competições. Pode ser utilizado em todos os lugares, como em clubes, reunir grupos de pessoas, pois isso deixar mais a vontade e movimentar-se e um estimular o outro e o papel do professor será por muitas vezes um facilitador e outras num lançador de problemas, para tirá-los da zona de conforto.


Exemplo de apresentação de Ginástica Geral



Fonte: YouTube

Um comentário:

  1. A ginástica geral é desenvolvida com métodos lúdicos, nos quais não visem a exclusão de qualquer que seja. Sua modalidade têm relação com competitividade, mas busca demostrar o por que de sua classificação, assim como os demais tipos de ginástica.

    ResponderExcluir

Postagens populares