domingo, 15 de março de 2009

Coach Carter - Treino para a Vida

A história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Dessa forma, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É aí que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisão e até mesmo do basquete. 

















 
Meus comentários...

Este filme passeia por diversas áreas da educação física ou até mesmo no que foi falado em sala de aula ou proposto em trabalhos feitos sala juntamente como grupo.

É muito interessante para um analisar tudo sobre o que foi estudada até o momento no módulo, educação física e sociedade.

Visão de educação física

Na escola tem a viso desenvolvimentista, pois diz que cada professor tem a sua função e não cabe ao outro saber as notas e as faltas dos alunos em sua aula, ou seja, a educação física tem que ensinar somente a sua matéria que neste caso é o treino de basquete, cada um cuida de uma parte da formação do aluno. Mas o objetivo do treinados era trazer o construtivismo, pois sua filosofia era agir em conjunto com os outros professores para formar um aluno cidadão capaz de conseguir entrar em uma universidade.

No momento em que o treinador assume o cargo ele teve uma atitude militarista, pois trouxe um contrato a ser assinado ao todos os alunos e seus pais, neste contrato incluíam freqüentar as aulas, atingir ótimas notas, sentar na carteira da frente, prestar serviços comunitários, usar gravatas em dia de jogo entre outros. Houve uma resistência por parte dos alunos, mas nesse caso o treinado teve uma atitude mais enérgica ainda, pois teve um aluno que foi para bater nele e ele revidou com um golpe de defesa pessoal e imobilizou esse aluno, afirmando mais uma vez sua atitude militar. Não chegar atrasado, pois caso chegasse até cinco minutos antes do treino o aluna tinha que pagar através de suicídios e flexões.

Foram tratadas questões tecnicistas, pois em certo momento do filme. O treinador dar ênfase aos movimentos básicos do basquete e o condicionamento físico.


Jogo e Esporte

Neste filme o basquete é um jogo como elementos de cultura daquele lugar, pois mobilizou todo o bairro para ir assistir os jogos e também em alguns momentos é mostra tanto pelo os pais como pela diretora que o basquete é o único divertimento para os garotos do bairro.

Mas também tem característica de esporte, pois é uma competição entre escolas e até mesmo entre eles no inicio do filme, pois um queria culpar o outro o motivo da vitória.


Classificação de jogos.

Na questão de classificação de jogos houve duas características, o treinador queria passar a mensagem para os alunos que era esporte-educação, levar algo a mais, como o conhecimento ao assinar o contrato ele fez com que os alunos se esforçassem mais nas outras aulas e trabalhou o espírito de equipe dentro da quadra; porém o jogo também foi esporte-rendimento, pois foi televisionado, o objetivo foi vencer o adversário tinha um juiz onde os competidores tinham que respeitar as regras já determinadas e a torcida do bairro começou a comprar camisetas que começou a serem confeccionadas para ir assistir os jogos.

O basquete é um esporte coletivo que trabalha com a cooperação, ou seja, na visão da educação física entra como jogos cooperativos, pois um depende do outro, não somente do ataque e que faça cesta, mas também a assistência, a defesa, os rebotes... E isso o treinador trabalhou muito na equipe, e por fala em jogos cooperativos, isso foi muito claro no momento em que o treinador suspende os treinos e faz com que todos compareçam a biblioteca, pois não atingiram as médias nas outras matérias, então com isso eles têm que estudar em equipe para recuperá-las, e não foram todos que tiraram notas ruins, então com isso um tinha que ajudar o outro a estudar. Pois o treinador disse que se o time ganha em quadra todos ganham e é a mesma coisa fora da quadra.


Fair Play

Em questão de fair play, um momento do filme onde a equipe está ganhando o jogador humilha o adversário, ou seja, não tem necessidade em momento algum e principalmente quando se está ganhando, o treinador percebeu essa situação em quadra e logo após do jogo no próximo tempo deu uma lição de moral no jogador, mas também falou com todos.

Como eu já disse no inicio é um filme que eu gostei muito e recomendo para que todos assistam. Pois ensina muito a como dar aula, que pode ter diversas atitudes diferente com seus alunos para atingir o seu objetivo, pois o professor (treinador) iniciou com uma atitude militar, construtivista, cooperativa. E poderia ter usado outras linhas caso o seu objetivo não fosse alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares