terça-feira, 3 de março de 2009

Cultura corporal




Levar em conta a maneira como os jogos são praticados na vida real pelos grupos sociais é essencial para mostrar o lado cultural de todo esporte

Nesta reportagem mostra que a Educação Física pode sim interagir com seus alunos de forma construtiva (conforme o livro “Educação física na escola: implicação para pratica pedagógica”, pág 11), pois a professora precisava ensinar o basquete, mas ela além de fazer com que eles aprendessem e experimentasse o jogo ela foi além... Procurou saber os gostos de cada um, e sabendo disso, perguntou o que eles sabiam sobre e como jogavam.

A partir daí criou-se um circulo de envolvimento e confiança entre professor e aluno, resgatando o que o aluno já conhecida seu modo de vida, ou seja, sua cultura.

Descobriu que gostavam de jogar basquete ouvir o estilo musical rap.

Já no contexto Educação Física porque não abordar a cultura Hip-Hop? 

O professor pode propor aos alunos um tema o tema  e contribuir com algmais didática de como ensinar e ainda estimular o aluno a ir atrás do seu conhecimento.


Nesta situação foi aproveitado o tema esporte para conhecer novas culturas e outros tipos de práticas corporais, já que a cultura Hip-Hop envolve o ritmo (DJ) a Poesia (MC) que dá origem ao rap e mais a dança (Break) e a pintura (grafite).

O que foi interessante é que através dessa atividade a professora conseguiu transcender, pois além do envolvimento entre os alunos, teve a integração da comunidade em geral, o que torna mais estimulante para os alunos.



Como foi feito um trabalho de pesquisa além do próprio jogo em si, em conjunto com a cultura, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer realmente o que já faziam.

Pois essa cultura tem o objetivo de levar a paz, e estimular a criatividade de cada individuo de acordo com seu talento, e que através dessa muitos possivelmente descobertos alguns talentos que talvez nem soubesse que tinha.




O StreetBall é um esporte adaptado para ruas e que conseqüentemente foi mais uma vez adaptado ao ambiente acadêmico. Conforme vivenciei nas aulas de esporte adaptados e também nos jogos cooperativos, pois nessa situação todos tiveram a sua participação e com o mesmo objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares