Atualmente cada vez mais, estou começando a experimentar esse campo, que está muito presente no meio universitário, e em minha opinião é muito interessante e gratificante.
Desde o primeiro semestre do curso todos nós alunos fomos estimulado a fazer pesquisas através dos seminários propostos durante o semestre, porém iniciou de uma forma simples, mas ao decorrer entre os semestres as pesquisas para construir os documentários se tornam cada vez mais complexos.
A pesquisa cientifica é algo que é muito importante, não somente para a minha área de estudo que é a Educação Física, mas para todas outras áreas. Porque é através dessas pesquisas, muitos avanços são realizados em todo o nosso contexto.
Quanto mais a nossa visão for ampla mais autonomia vamos conquistando, e no caso da pesquisa, isso é feito em assuntos específicos, onde você pesquisados determina qual será o seu objeto de estudos, a partir de um olhar mais critico, para identificar o problema.
O que torna mais gratificante é além de refletir no campo profissional é uma forma de contribuir com a sociedade, trazendo a possibilidades para prevenção ou de tratamento a partir de um estudo.
Segue algumas dicas
Para quem se interessa por essa temática, tem que saber que existe classificação na forma para abordar e tratar a pesquisa cientifica. Entre elas estão:
- A pesquisa descritiva
Não há uma relação direta entre o pesquisador e o objeto de pesquisa, esse estudo é feito a partir da identificação de um problema, e a partir daí começa a procura de todo seu contexto, ou seja, como é a sua característica, quanto tempo ocorre, qual a sua freqüência, o que realmente é prejudicial e a partir daí faz um estudo bibliográfico e ou de documentos que justifique e ai sim vai a campo comprovar o que foi levantado como hipóteses)
- A pesquisa experimental
É a experimentação de um ou mais objeto de pesquisa, é chamada de variável. Porém para chegar até esse processo é necessário fazer a identificação do problema, o levantamento bibliográfico, e o levantamento de hipóteses, para assim criar estratégias dos caminhos a ser aplicado o experimento no objeto de estudo que pode ser entre dois grupos, o controle que é para ser comparado e o grupo experimental que é feito a aplicado o estudo, com a finalidade de colher os dados e serem analisados através de gráfico posteriormente através da comparação dos resultados onde terá o objetivo de comprovar as hipótesesx1 levantadas.)
- A pesquisa-ação
O pesquisador tem um papel ativo em todos os estágios do estudo entre a interação direta com o seu objeto a ser investigado. Sua característica é voltada para o campo social, que geralmente busca responder questões como, o esclarecimento ou até mesmo solução para o problema levantado. A sua maior finalidade é a preocupação em trazer sentidos das situações vivencias, através de pesquisas e com a ligação que tem diretamente com o contexto)
Quando for iniciar é preciso estabelecer algumas regras para ser respondida, como:
- O que fazer. (Definição do tema e problema);
- Por que fazer? (justificativa da escolha do problema);
- Para que fazer? (Propósito do estudo: objetivos);
- Quando fazer? (Cronograma da execução);
- Onde fazer? (Recursos: custeio);
- Como fazer? (Metodologia);
- Feito por quem? (Pesquisadores)
Os métodos usados para pesquisa pode ser:
- Estudo de caso
É quando é um único individual que será pesquisado, e neste caso é feito de forma profunda.
- Etnográfico
Quando estudada uma cultura
- Correlacional
É quando existe mais de uma variável e é feita uma comparação para descobrir o que tem de positivo e negativo.
- Experimento
Quando o pesquisado aplica através de manipulação dentro de um laboratório ou não e tem que controlar o procedimento que será utilizado.
O período da pesquisa pode classificado e aplicado da seguinte forma:
- Longitudinal
Estudo por um período longo em uma mesma pessoa.
- Transversal
o mesmo estudo aplicado em pessoas de diversas faixas etárias no mesmo período.
Um filme que retrata um papel fundamental de um pesquisar e também como é feito um processo da pesquisa é o Oléo de Lourenzo. Para assistir na integra clique aqui
Bibliografia
Barros, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos de Metodologia Científica. 3ªed. São Paulo: Pearson, 2008
PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006 888p.
Filme: O óleo de Lourenzzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário