sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Desmistificando a pesquisa em Aprendizagem Motora

Faço parte de um grupo de estudos no qual me identifiquei com o tema que é sobre comportamento motor e aprendizagem motora que é o Gecom. Conheci esse assunto quando estava no 3º semestre na graduação de Educação Física. 

Entendi diferentes formas de pesquisar assuntos sobre Aprendizagem Motora. A análise pode ser do micro (bioquímico) ao macro (sociológico). 
 

Aprendizagem motora como campo de estudo


Controle Motor: procura investigar como os movimentos são produzidos e controlados, ou seja, como o sistema nervoso central é organizado de maneira que músculos e articulações tornam-se coordenados em movimentos e como informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo são usadas na coordenação e controle de movimentos. 

Desenvolvimento motor: procura estudar as mudanças que ocorrem no movimento do ser humano ao longo do seu ciclo de vida 

Aprendizagem motora: procura estudar processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução dos movimentos para alcançar uma meta desejada, como a prática e experiência. 


Existem dois tipos de pesquisa em Aprendizagem Motora 

Investigação dos mecanismos e processos subjacentes à aquisição de habilidade motora 

Investigação dos fatores que afetam a aquisição de habilidade 



Diferentes níveis de analise que pode ser desenvolvida em uma pesquisa em aprendizagem motora 


Bioquímico: estudos que focaliza a natureza das interações bioquímicas que ocorrem dentro das células quando o indivíduo executa movimentos ou adquire habilidades motoras. 

Neurofisiológico: focalizam-se as ações elétricas e mecânicas que ocorrem no grupo de células que participam na organização e controle dos movimentos. Isso envolve o estudo das estruturas neurais e suas interações funcionais que possibilitam o surgimento do comportamento motor. 

Comportamental: focaliza-se o movimento observável e os fatores que afetam a qualidade de sua execução, o que envolve a identificação dos mecanismos que determinam a precisão do movimento ou o padrão de ação. 

Sociológico: focalizam-se as atividades motoras num contexto mais global, estudando a sua função na sociedade, a escolha de certas atividades por determinadas comunidades e as ações motoras de indivíduos em times e grupos. 

Agora que você conhece as possibilidades pode começar a pesquisar também!

Fonte: Comportamento Motor: aprendizagem e desenvolvimento. Go Tani, 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares