Destaquei nessa reportagem, alguns trechos que me chamou atenção, mas antes de começar a comentar sobre esse assunto, gostaria de discordar com um trecho que foi citado “Não consigo pensar numa ação propriamente dita, consciente ou não, que não seja elaborada pela mente para depois se transformar na ação desejada”, por ser uma professora de educação física que publicou esse texto, eu discordo, pois ela separa corpo e mente, e neste caso é uma coisa só, principalmente, porque no inicio desse mesmo texto ela cita sobre corporeidade, ou seja, ela sabe da relação que o corpo tem com o mundo e sabe que não é nada separado.
Mas agora voltando sobre a dança, gostaria aqui de expressar o meu sentimento que tenho com ela, sem deixar de relacionar com as matérias estudas durante o semestre.
O Professor de educação física pode adotar vários tipos de visões, pois a dança pode ser construtivista, pois é muito ligada à cultura de cada um, e todos podem trocar experiência, pode ser cooperativa, pois o legal da dança é compartilhar com o outro, pode ser tecnicista, caso você esteja aprendendo a como dançar, e, por exemplo, o professor pode ter ensinar de forma técnica com regras de etiqueta ou até mesmo para uma futura competição, pode ser desenvolvimentista, ou seja, aprender a dança somente pela reprodução do movimento, psicomotora, pois a pessoa pode procurar a dança para cura de alguma doença, como por exemplo, o stress, a timidez...
A dança pode ter varias visões de classificação de esporte segundo DARIDO (2005) ela pode ser esporte-educação, pois podemos ensinar a dança na intenção de gerar a cultura e evitar a exclusão de alguém, pois pode ser praticado por todos; ela pode ser esporte-participação, ou seja a pessoa procurar a dança somente pelo prazer, fazendo isso nas horas e tempo livre como forma de diversão e descontração, ou também como esporte-performance, ou seja, praticá-lo para competição ou espetáculo, onde tem regras impostas ou tempo determinado, geração de lucro como patrocinadores, e venda de ingresso para assisti-lo, ensaios para apresentação...
È uma forma de lazer, digo isso, pois a dança para muitos é um lazer que conforme a classificação do MARCELLINO (2002) o lazer pode ser o do social, que é a relação com os outros, ou o físico, que é através de pratica esportiva.
Identifico-me muito com a dança, um dos grandes motivos de procurar o curso superior e de me apaixonar por essa área foi à dança. Pois é o meu lazer, me sinto exatamente como foi descrito no trabalho sobre lazer ela me proporciona relaxamento, leveza e equilíbrio.
As praticas corporais que pratico são as danças como axé, dança de salão, dança do ventre e capoeira, que segundo a DARIDO (2005) essas danças tem classificações, no caso da dança de salão é uma dança social, na dança do ventre é uma dança folclórica. Gosto demais da dança e como uma futura profissional de educação física, quero transmitir e conhecer cada vez mais outros tipos de dança.
Reportagem: A Educação Física no ensino da dança (clique aqui)
Nenhum comentário:
Postar um comentário