domingo, 22 de maio de 2011

Aprendizagem em visão complexa

Hoje participei de um processo de aprendizagem e foi fantanstica a experiência, pois tive a oportunidade de relembrar tudo que parendi no meu terceiro semestre do curso e analizar de acordo com a bagagem de conhecimento adquirido nos outros semestre e vivênciar tudo isso com o papel de aluna.

Resolvi me analisar... Vou postando durante o processo...

Para dar inicio em qualquer processo de plano de aula ou de ensino é preciso conhecer como é o seu público, suas nescessidades e particularidades, porém é nescessario levar em consideração que nem todos são iguais, pois temos influências diversar como o contexto cultural, ou seja, a corporeidade.


“(...) a corporeidade constitui-se das dimensões: física (estrutura orgânica-biofísica-motora organizadora de todas as dimensões humanas), emocional-afetiva (instinto-pulsão-afeto), mental-espiritual (cognição, razão, pensamento, idéia, consciência11) e a sócio-histórico-cultural (valores, hábitos, costumes, sentidos, significados,simbolismos). Todas essas dimensões estão indissociadas na totalidade do ser humano, constituindo sua corporeidade”. (JOÃO & BRITO, 2005)

De acordo com PAPALIA(2008)

Idade cronológica: estou na fase adulto jovem, pois é entre 20 a 40 anos.

Desenvolvimento físico: já passei por todo o processo de desenvolvimento, mas em compensação começo a entrar em um processo reverso, ou seja, o que antes era crescente, agora é decrescente. Mas o que vai influenciar a velocidade desse processo evolução será o meu estilo de vida, como a alimentação, estilo de vida, a pratica de atividade física entre outros.

Desenvolvimento cognitivo: para a teoria de PIAGET, estou na fase das operações formais, a qual vai me acompanhar pelo restante a minha vida. Inicio com 11 anos, ou seja, a partir daí tive condições de pensar de forma abstrata, e levantar dúvidas e pensar de forma estratégica em diversas hipóteses e alternativa para solucionar em uma única situação, a minha forma de julgar o que é moral e ético é algo complexo e não exato. Essa faixa etária é um momento que tomo muitas decisões que poderá influenciar de forma significativa por toda minha vida, como questões emocionais, profissionais, educacionais entre outras.

Desenvolvimento psicossocial: Já estabilizei a minha personalidade, porém pode haver algumas alterações de acordo com o contexto da minha história de vida. E na teoria de ERIKSON, estou na fase do isolamento vs. intimidade, que significa uma fase de produtividade e de também de ter um laço de intimidade e compromisso intimo com outra pessoa, e caso não consiga atingir os objetivos tenho uma grande possiblidade de procurar o isolamento. (ai que medo!)

Desenvolvimento Psicossexual: Já está feito todo o processo do desenvolvimento segundo a teoria de FREUD.


Logo mais continuarei com os relatos da minha experiência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares